Porto Alegre terá antenas em placas de rua para transmitir sinal 5G

A cidade será pioneira, no país, na difusão do sinal da quinta geração da internet. Segundo o prefeito da Capital, o investimento é 100% privado.

Porto Alegre está habilitada a receber antenas de sinal 5G nas placas de rua. A cidade será pioneira, no país, na difusão do sinal da quinta geração da internet.

Um termo aditivo de contrato foi assinado na tarde desta quarta-feira (23) entre a Prefeitura de Porto Alegre e o Grupo Imobi.

“Para exploração de receita alternativa ao contrato de concessão dos toponímicos, mediante a instalação de estações transmissoras de radiocomunicação (ETRs) de pequeno porte ou small cells, como são chamadas”, disse a prefeitura em nota.

Com a autorização, as empresas de telefonia já podem contar com os conjuntos do mobiliário urbano para instalação da nova tecnologia e também expansão do sinal 4G.

Segundo a prefeitura, de toda renda gerada para utilização do espaço para a instalação dessas antenas, 15% entrarão para os cofres do município.

“Esse é mais um legado para Porto Alegre em que avançamos em serviço para a população com investimento 100% privado, mas também em geração de renda para a cidade, através das parcerias público-privadas”, disse o prefeito Nelson Marchezan Júnior.

Pontos

No total, Porto Alegre terá disponível para as empresas de telefonia 42 mil pontos em que as antenas poderão ser instaladas.

“É uma satisfação fazer parte desta transformação que ocorrerá na cidade, principalmente porque nosso mobiliário urbano, no caso as placas de rua, além de ter sido um projeto inédito, agora é parte importante nesta transformação tecnológica ao estar habilitado para receber as antenas transmissoras . Pode-se dizer que Porto Alegre é a primeira cidade 100% preparada para a tecnologia 5G”, conclui Marcelo Gazen, secretário de Infraestrutura e Mobilidade Urbana.