Polícia indicia motorista de carro acusado de atacar ciclistas em Porto Alegre

O homem, de 44 anos, pode virar réu por quatro crimes diferentes. Ele nega as acusações.

O motorista do Volkswagen Voyage que perseguia e arremessava o veículo contra ciclistas em Porto Alegre foi indiciado pela Polícia Civil. O homem, de 44 anos, pode virar réu por quatro crimes diferentes. O autônomo, no entanto, nega as acusações.

O indiciamento ocorreu após a conclusão do inquérito policial para averiguar as ameaças e tentativas de lesão corporal contra as vítimas. Ao todo, sete pessoas foram atacadas, sendo que duas delas foram vítimas duas vezes do motorista. Por isso, a Polícia Civil indiciou o acusado por seis crimes de trânsito; seis crimes de perigo para vida; sete ameaças e quatro tentativas de lesão corporal. Se condenado com pena máxima, pode pegar até 15 anos de prisão.

Em setembro, o carro usado nos fatos foi alvo de apreensão da polícia. O homem teve a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) apreendida. A prisão dele também foi solicitada, mas o pedido não foi concedido pelo Judiciário, mesmo com os antecedentes por crimes do código de trânsito.

Cerca de dez dias depois, já em outubro, o autônomo prestou depoimento. Ele negou os ataques, reconhecendo apenas uma discussão com um ciclista.

Entenda o caso

A maior parte dos crimes aconteceram em agosto e setembro, entre o Parque Marinha do Brasil e a Orla Moacyr Scliar, em Porto Alegre. Todas as vítimas relataram situação semelhante: o motorista de um Voyage branco arremessava o veículo contra ciclistas que passavam pelo trecho. Um dos casos, no entanto, teria ocorrido no fim do ano passado.

Ao todo, foram registradas oito ocorrências policiais com relatos semelhantes. Após ser identificado, ele reconhecido pelas vítimas.

Câmeras de videomonitoramento da região da Orla não gravaram os ataques. Mas elas identificaram a passagem do veículos pelos locais onde foram relatadas as tentativas de agressão.