Nove são presos no Rio Grande do Sul em operação contra maus tratos a idosos

A ação foi motivada após a constatação de que, em meio ao isolamento social decorrente da pandemia, aumentou o número de denúncias.

A Polícia Civil realizou nesta sexta-feira (4) a Operação Vetus, de combate a crimes de violência contra idosos. A ação é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, com o objetivo de combater crimes de violência contra o idoso nos 26 Estados e no Distrito Federal.

A operação conta com a participação de quase 8 mil agentes. A ação foi motivada após a constatação de que, em meio ao isolamento social decorrente da pandemia, aumentou o número de denúncias de abuso contra idosos, por meio do Disque 100.

“A ação integrada teve início no dia 1º de outubro – Dia Internacional do Idoso – quando foram iniciados os trabalhos de investigação e de apuração de denúncias”, informou a Polícia Federal.

Desde então, 10.802 denúncias foram apuradas, 3.088 inquéritos instaurados; e 147 mandados foram cumpridos.

A PF já contabilizou, desde outubro, a prisão de 449 pessoas, o atendimento a 11.755 vítimas e o cumprimento de 765 medidas protetivas.

Rio Grande do Sul 

No Rio Grande do Sul, as buscas e visitas domiciliares ocorreram em 11 cidades da região metropolitana de Porto Alegre e do interior. Nove pessoas foram presas até o momento.

As buscas pelos agressores ocorreram em Porto Alegre, Tapes, Barra do Ribeiro, Camaquã, Canoas, Viamão, Alvorada, Gravataí, Soledade, Santo Ângelo e Giruá.