Polícia Civil lança operação de combate a crimes de homicídio em Alvorada

Quinze pessoas foram presas, além de 39 presos que já estavam recolhidos ao sistema prisional, totalizando 54 presos

A Polícia Civil deflagrou na manhã quarta-feira a Operação Consórcio, no combate aos crimes de homicídio em Alvorada, na Região Metropolitana de Porto Alegre.

Trata-se de uma das maiores operações da história da Polícia Civil gaúcha, com a participação de 850 policiais, cumprindo 279 ordens judiciais. Foram 67 mandados de prisão, 182 mandados de busca e apreensão e 30 medidas restritivas de contas bancárias.

Dezessete pessoas foram presas, além de 39 que receberam mandados já estavam recolhidos ao sistema prisional. Armas, drogas e munições foram apreendidas durante a ação.

Alvorada é o município do Rio Grande do Sul com a maior taxa de homicídios por 100 mil habitantes (46,6 no acumulado do ano). O Departamento de Homicídios, através da Divisão de Homicídios da Região Metropolitana (DHM), elegeu a cidade como o ponto principal de ações do Departamento e, nesse contexto, a Operação Consórcio visa atacar organizações criminosas atuantes na cidade e, também, restituir às famílias os imóveis que lhe foram tomados pelo tráfico de drogas em um complexo habitacional no bairro Umbu, um dos mais pobres da cidade.