OSPA apresenta Eroica, de Beethoven, no último espetáculo de 2020

Sob regência de Evandro Matté, última edição do OSPA Live do ano tem obra disruptiva do expoente Romântico, que completa 250 anos em dezembro.

Na semana em que Ludwig van Beethoven (1770-1827) completa 250 anos, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) homenageia o compositor alemão com uma das obras que revolucionou a história da música de concerto. No próximo sábado (19), às 17h, a Orquestra executa a Sinfonia nº 3 – ‘‘Eroica’’ – composição inicialmente dedicada a Napoleão Bonaparte que rompe com o modelo Clássico e que propõe os primeiros elementos do Romantismo. O maestro Evandro Matté, diretor artístico da Sinfônica, conduz os músicos na 34ª edição do OSPA Live, para o concerto de encerramento da Temporada Artística 2020. A apresentação é transmitida ao vivo, pelo canal do YouTube da Orquestra e pela plataforma #CulturaEmCasa, diretamente da Casa da OSPA. O espetáculo é realizado junto ao Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

Sobre o Repertório

Sinfonia nº 3 – ‘‘Eroica’’ é a primeira grande ruptura de Beethoven em sua trajetória musical. Maior que todas as sinfonias compostas até o período, a obra dissocia-se do modelo Clássico vienense ao lançar mão de contrastes, modulações e volume. Os elementos são o primeiro passo para o Romantismo, que tem como representantes alguns dos maiores músicos da história, como Schubert, Schumann e Brahms.

O caráter histórico da peça também se faz presente em sua elaboração. A composição foi dedicada ao general Napoleão Bonaparte, por quem o compositor nutria profunda admiração. Pretendia-se, assim, homenagear os ideais republicanos propostos na Revolução Francesa. Ao Bonaparte coroar-se imperador, Beethoven, frustrado, rasurou a partitura e nomeou-a Sinfonia Eroica.

OSPA Live

Projeto online da OSPA, busca conciliar isolamento social com cultura durante a pandemia do novo coronavírus. Aos sábados, às 17h, músicos da orquestra e convidados realizam apresentações, em grupos reduzidos, diretamente da Sala Sinfônica, na Casa da OSPA. As exibições são transmitidas ao vivo, através do canal do YouTube da Orquestra, sem a presença física do público. Com direção artística de Evandro Matté, os eventos seguem criteriosamente todas as medidas de prevenção contra a Covid-19 adotadas pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

OSPA

A OSPA é uma das fundações vinculadas à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac). Os concertos da Temporada 2020 são patrocinados, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, por Banrisul, Alibem e Fraport Brasil. Os apoiadores da Temporada Artística são Sulgás e Sheraton Porto Alegre Hotel. A realização é da Fundação OSPA e Fundação Cultural Pablo Komlós.

Plataforma #Cultura EmCasa

A plataforma #CulturaEmCasa foi lançada no dia 20 de abril. Seu objetivo é ampliar o acesso da população a conteúdos culturais de qualidade, 100% gratuito. Nos seis primeiros meses, registrou cerca de 2 milhões de visualizações e 1,5 mil conteúdos disponibilizados. O conteúdo é gerado pelas instituições culturais vinculadas à Secretaria, por instituições parceiras e por artistas e produtores culturais independentes, que são remunerados pelo licenciamento. Trata-se, portanto, de um instrumento de geração de renda e oportunidades para o setor cultural e criativo de São Paulo.

Programa

Ludwig van Beethoven (1770-1827)
Sinfonia nº 3 (Eroica), Op. 55
I. Allegro con Brio
II. Marcia Funebre: Adagio Assai
III. Scherzo: Allegro Vivace
IV. Finale: Allegro Molto

Apresentação

Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA)
Evandro Matté (maestro e diretor artístico)