Morre Paulo Morales, chefe de gabinete do governador Eduardo Leite

Ele lutava contra um câncer no esôfago. Em sua memória, o governo decidiu decretar luto oficial por um dia.

Morreu, neste domingo (27), o secretário extraordinário da Chefia do Gabinete do Governador, Paulo Morales. Ele lutava contra um câncer no esôfago. Em sua memória, o governo decidiu decretar luto oficial por um dia.

Nas últimas semanas, Morales esteve afastado do cargo. O falecimento ocorreu em decorrência de complicações causadas pela doença, conforme o Governo do RS.

Paulo Ricardo Brito Morales era engenheiro civil formado pela UCPEL (Universidade Católica de Pelotas). Ele deixa a mulher e quatro filhos. Iniciou sua vida pública em 2005 como Superintendente Administrativo do Sanep (Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas). Entre 2007 e 2010, foi administrador do Porto de Pelotas, ligado à Secretaria de Infraestrutura e Logística do Estado.

Também foi secretário de Qualidade Ambiental e de Obras e Serviços Urbanos de Pelotas, além de coordenar o programa transversal “Cidade Bem Cuidada”, que gerenciava as atividades de todas as secretarias envolvidas na infraestrutura pelotense. Depois, assumiu a Secretaria de Planejamento e Gestão do município até 31 de dezembro de 2018.

Morales “era além de um amigo, um incentivador”, diz Leite

“Com profunda tristeza, informo o falecimento de meu querido amigo Paulo Morales, meu chefe de gabinete. Não tenho palavras pra descrever a dor que sinto nesse momento. O Mosquito (como o conheciam) era, além de um amigo, um incentivador, apoiador e parceiro de valor inestimável. Nos últimos anos, disponibilizou atenção dedicada ao projeto que busquei representar para Pelotas e para o RS. Deu enorme contribuição. Foi vencido por um câncer de esôfago. Fica a minha mais profunda gratidão: muito muito obrigado, Mosquito!”, afirmou Leite nas redes sociais.3

O governador em exercício, Ranolfo Vieira Júnior, também lamentou a perda de Morales e ressaltou que, além de uma figura humana muito querida no governo, o chefe de gabinete do governador desempenhava um importante papel técnico.

“O Paulo Morales sempre foi uma ponte que facilitou muito a relação do gabinete do governador com os secretários e o restante do governo. Era uma pessoa de posições fortes e que prezava por realizar um trabalho técnico de alta qualidade no assessoramento ao governador. A sua perda é irreparável e nos causa profunda consternação”, afirmou.

O Esporte Clube Pelotas, do qual Morales era conselheiro, decretou luto de três dias. “O Esporte Clube Pelotas lamenta o falecimento do conselheiro e grande colaborador, Paulo Ricardo Brito Morales, ocorrido na tarde deste domingo (27). O clube decreta luto de três dias, com bandeira a meio mastro e deseja muita força aos familiares e amigos”, publicou a agremiação.