La Niña deve continuar no Rio Grande do Sul durante o verão

As temperaturas deverão ficar acima do padrão climatológico em todo o trimestre no Rio Grande do Sul.

O verão começa, nesta segunda-feira (21), com risco de uma nova estiagem no Rio Grande do Sul. A estação teve início às 7h02min, no Hemisfério Sul.

Para os próximos meses, há uma probabilidade que permaneçam as condições do fenômeno La Niña, o que deverá contribuir para ter chuva irregular no Estado durante o verão.

É o que indica o boletim de janeiro, fevereiro e março de 2021 do Copaaergs (Conselho Permanente de Agrometeorologia Aplicada do Estado do Rio Grande do Sul).

A previsão indica para o mês de janeiro chuva um pouco acima do padrão climatológico para todo o Estado.

Para o mês de fevereiro, o prognóstico é de chuva irregular com valores próximos do padrão climatológico. Para março são previstas chuvas pouco abaixo do padrão no Sudoeste do Estado.

As temperaturas deverão ficar acima do padrão climatológico em todo o trimestre no Rio Grande do Sul.

“É importante ressaltar que o prognóstico de precipitação pluvial na média ou ligeiramente acima da média no trimestre janeiro/fevereiro/março de 2021, não significa, obrigatoriamente, que eventuais períodos de estiagem não ocorrerão”, alerta a coordenadora do Copaaergs, Loana Cardoso.

Chuva localizada

Segundo a pesquisadora, há tendência de que as chuvas apresentem distribuição temporal e espacial irregular, ou seja, podem ocorrer sequências de dias sem chuva, e as mesmas, quando ocorrerem, podem ser localizadas, de elevada intensidade e em curtos períodos.

“Além disso, é importante considerar que o prognóstico de temperaturas acima da média indica aumento da demanda evaporativa da atmosfera e consequentemente aumento da demanda hídrica das culturas.”

O boletim do Copaaergs é elaborado a cada três meses por especialistas em Agrometeorologia de 14 entidades públicas estaduais e federais ligadas à agricultura ou ao clima.