Gurizada faz a diferença e Inter consegue empate em Minas pelo Brasileiro

A expectativa era baixa. Sem ganhar desde outubro pelo Campeonato Brasileiro, o Inter foi campo neste domingo para enfrentar o Atlético-MG de Jorge Sampaoli no Mineirão em mais uma rodada da competição nacional. O colorado foi em busca de uma vitória que, diante das circunstâncias, parecia improvável. Às vésperas de uma eleição que nos últimos meses desmontou o que ainda existia da gestão Marcelo Medeiros, afetando o vestiário, a equipe vinha de uma série de insucessos acompanhados de atuações muito abaixo.

No entanto, a sensação do resultado final da partida de hoje, 2 a 2, é de que o Inter até merecia melhor sorte. Longe de ter sido uma grande exibição, o Inter brigou e manteve o jogo equilibrado em grande parte do tempo. O que prejudicou foram alguns nomes que independente de quem está a frente da casamata, teimam em ter primazia em relação a algumas promessas que, no mínimo, nunca ficam atrás desses “preferidos”.

Os gols da partida ilustram bem o argumento. Sem que, aposto, quase ninguém esperasse, o Inter abriu o placar logo no início da partida com Yuri Alberto. Marcos Guilherme tentou o cruzamento da direita, a bola chegou a tocar no defensor do Galo, e encontrou o jovem centroavante colorado, de 19 anos, que soube se posicionar e cabecear para gol. Além de ter marcado, Yuri seria o nome mais destacado do Inter durante toda a primeira etapa e em boa parte do segundo tempo, se movimentando, aparecendo para o jogo e disputando a bola com os zagueiros.

O segundo gol, infelizmente, mostra o outro lado da história. Em uma jogada de ataque do Atlético a bola sobrou para Réver na direita. Ele cruzou rasteiro e Musto chutou contra, empatando a partida. O volante tem sido uma das marcas de alguns fracassos do Inter neste ano. No restante do tempo em que esteve em campo contribuiu pouco, fez uma falta pesada e levou cartão. Acabou substituído por Lindoso no intervalo.

O Atlético viraria a partida aos 15 do segundo tempo. Keno dominou pela esquerda e cruzou na cabeça Hyoran, que ganhou de Uendel para pôr nas redes de Marcelo Lomba. Nesse momento, o Inter até brigava, mas o galo já era mais envolvente. O gol provocou um fenômeno recorrente em 2020 no lado do Inter: recorrer aos mais talentosos, inclusas as promessas, no momento em que o jogo fica mais difícil.

Em um primeiro momento entrou Galhardo no lugar de Leandro Fernández e, mais tarde entrariam Peglow no lugar de Yuri e Maurício no lugar de Marcos Guilherme. O Inter teve uma melhora. Passou a dar mais trabalho ao Galo, até que, aos 42, Maurício interceptou de cabeça uma tentativa de lançamento de Réver e a bola foi parar no pé de Peglow que entrou sozinho e soube tirar de Éverson e garantir o ponto para a equipe gaúcha.

Situação e próximos jogos

O Inter, que já foi líder, está agora com 38 pontos, a 9 pontos do São Paulo. O tricolor paulista ocupa agora a liderança. Agora, o foco está todo direcionado para o Boca Juniors. O Colorado enfrenta a equipe argentina na quarta-feira em La Bombonera, tentando reverter o 1 a 0 que sofreu no Beira-Rio na primeira partida das oitavas de final da Libertadores.

Ficha Técnica

Atlético-MG

Everson; Igor Rabello, Réver e Gabriel; Guga, Allan, Hyoran (Zaracho) e Guilherme Arana; Keno (Nathan), Eduardo Sasha (Franco) e Vargas (Marrony)

Técnico: Jorge Sampaoli

Internacional

Marcelo Lomba; Rodinei, Lucas Ribeiro, Víctor Cuesta e Uendel; Musto (Rodrigo Lindoso), Rodrigo Dourado (Praxedes) e Patrick; Marcos Guilherme (Maurício), Leandro Fernández (Thiago Galhardo) e Yuri Alberto (Peglow)

Técnico: Leomir de Souza