Eixo principal da nova Ponte do Guaíba é inaugurado; tráfego é liberado em um dos sentidos

A nova ponte ainda não conta com quatro viadutos de acesso, pois ainda são necessárias remoções de famílias na Vila Areia e Vila Farrapos.

O “eixo principal” da nova Ponte do Guaíba foi inaugurada nesta quinta-feira (10). A cerimônia contou com a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro, do governador do Estado, Eduardo Leite, além de ministros, secretários e convidados. A obra da nova ponte iniciou em 2014, mas ainda não conta com os principais viadutos de acesso, pois depende da remoção de famílias na Vila Areia e Vila Farrapos.

A obra, conforme o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre) está 90% pronta, com todos os três quilômetros de ponte concluídos. A entrega foi antecipada pelo Governo Federal. A obra está orçada em R$ 900 milhões.

Os 10% que faltam para a conclusão da obra são relativos a quatro acessos. Apenas três dos sete viadutos de acesso à nova Ponte estão prontos. A conclusão das elevadas depende da remoção de famílias que vivem diretamente abaixo ou muito perto dos locais.

O tráfego de veículos deve ser liberado na parte da tarde em apenas um dos sentidos, o Porto Alegre-Eldorado do Sul. A circulação de veículos no sentido Eldorado do Sul-Capital só deve ser permitido no domingo (12). Foram montadas tendas e um palanque sobre a ponte para a cerimônia de inauguração.

Inauguração de duplicação da BR-116

Junto com a inauguração da Ponte do Guaíba, o Governo Federal libera mais 27 quilômetros da duplicação da BR-116, entre Guaíba e Pelotas. O trecho a ser inaugurado fica na cidade de Barra do Ribeiro. Com o novo trecho, conforme o DNIT, são 211 quilômetros da rodovia duplicados. No entanto, ainda é 57% do que deve ser duplicado.

Veja como foi a cerimônia de inauguração da Ponte