Desejo de aumentar massa muscular motiva dopagem no Brasil

O sonho dos atletas amadores quando entram para a academia é, usualmente, promover a perda de peso e a construção muscular.

Para essa finalidade, um problema que o cassino online Royal Vegas recentemente tratou – o doping – está se tornando cada vez mais comum. Saiba mais sobre a construção muscular e a dopagem no Brasil.

O desejo de todo o atleta amador das academias é conquistar um corpo elegante e sarado e, para isso, a tonificação é essencial.

A ideia do corpo sarado é algo que, por norma, é acompanhado por um conceito bem usual entre os personal trainers: a construção muscular.

À medida que atividades bem intensas, como o HIIT ou o Crossfit passam a fazer parte das rotinas regulares de treino das academias brasileiras, virando tendência, estes atletas começam a sentir a necessidade de buscar aliados que apoiem os seus desejos e objetivos.

Ainda que muitas pessoas façam isso de uma forma saudável, utilizando suplementos naturais, outras pessoas estão começando a recorrer a drogas bioquímicas, mais perigosas para a saúde e ilegais, que podem prejudicar sua saúde.

Venha compreender o que é a construção muscular, como acontece e como o desejo de ter um corpo sarado está motivando o recurso ao doping nas academias brasileiras.

Foto: Divulgação

A construção muscular, o treino e a genética

A produção de massa magra ou massa muscular em nosso corpo acontece por um processo conhecido como construção muscular.

Esse processo é influenciado por nossa ação, tanto ao nível da nutrição como do treino mas tem, também, uma componente genética, que se prende diretamente com questões biológicas.

Além disso, a forma como nosso metabolismo funciona é também responsável por uma maior ou menor construção muscular.

Para contrariar a genética e garantir o aumento massa, muitas pessoas apostam fortemente no exercício – o que é algo vantajoso, saudável e correto.

Exercícios de musculação ou de treino intervalado pode ser útil para esse objetivo, assim como treinos multi-musculares, já que estes geram uma maior libertação de hormônios e criam um melhor desempenho.

Na alimentação, a proteína é o elemento mais importante para a construção muscular.

Construção muscular e doping

Ainda que o processo natural para a construção muscular possa, como acima referimos, decorrer de forma saudável, são cada vez mais os atletas amadores que procuram atalhos para obter os seus objetivos com uma maior rapidez.

Para conseguirem isso, muitos estão recorrendo a algumas das substâncias listadas pela Agência Mundial Antidoping (WADA), correspondentes a drogas proibidas e perigosas que podem colocar a saúde em risco.

Segundo pesquisas apresentadas internacionalmente, incluindo uma concretizada por pesquisadores brasileiros, em Ribeirão Preto, os atletas das academias estão usando cada vez mais drogas ilícitas para obterem seus resultados, o que pode ser perigoso.

Essas drogas são utilizadas com a intenção de melhorar o desempenho, de perder peso ou de construir a massa muscular.

A longo prazo, o consumo dessas substâncias pode levar a severos problemas no fígado, nos rins, no coração ou até mesmo levar à morte do atleta.