Criminosos atacam banco, fazem reféns e deixam dois feridos em Criciúma (SC)

Lojas também teriam sido atacadas e saqueadas. A todo momento os quadrilheiros realizavam diversos disparos com armas longas, possivelmente fuzis.

Um ataque a bancos deixou ao menos duas pessoas feridas em Criciúma, no Litoral Sul catarinense. Ao menos trinta bandidos teriam participado do crime, que durou 1h40. Veículos foram incendiados e um batalhão de polícia foi atacado. Trinta quilos de explosivos foram usados para explodir cofre do banco. Veja vídeos do ataque no final desta notícia.

Os criminosos atacaram a agência do Banco do Brasil que fica localizada na avenida Getúlio Vargas, no Centro de Criciúma, conforme informações do portal Engeplus. Lojas também foram atacadas, saqueadas e tiveram vidraças quebradas.

Durante o ataque, o centro foi sitiado e bloqueado pelos assaltantes. Eles realizavam constantes disparos com armas longas, possivelmente fuzis. Várias explosões foram ouvidas. A região entorno da Praça do Congresso foi totalmente bloqueada na ação. A cidade, no entanto, teve vários pontos de tiroteio, inclusive em bairros mais distantes do centro.

Seis funcionários do Departamento de Trânsito e Transporte de Criciúma viraram reféns. Eles foram obrigados a sentar sobre uma faixa de pedestres. Uma van do órgão municipal foi colocada em transversal, fechando um cruzamento. Após quase duas horas, os funcionários foram liberados sem ferimentos.

Um vídeo gravado por um morador da cidade mostra ao menos três criminosos realizando disparos contra o motorista de um carro branco, que tentou fugir dos bloqueios. Não há informações se ele foi ferido pelos tiros.

O prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro (PSDB), chegou a publicar um vídeo (veja abaixo), onde pedia para a população ficar em casa. “A cidade neste momento está sitiada. São criminosos muito bem preparados. Certamente vieram de outros estados da federação. Recomenda-se que você fique em casa”, disse.

Ataque longo e sem resposta da polícia

O ataque foi longo. A ação teria começado por volta da meia-noite e só terminou perto de 2h da manhã. O Batalhão de Polícia Militar de Criciúma não reagiu ao ataque. Um dos motivos é que um caminhão foi incendiado em frente a uma unidade da corporação. Outros policiais preferiram preservar suas vidas a confrontar os bandidos.

No entanto, duas pessoas foram feridas durante a onda de crimes. Conforme o comandante do 9º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Cristian Dimitri, um policial foi alvejado no abdômen e está internado no hospital da Unimed. O estado de saúde do militar é estável. Além dele, um vigilante também teria sido atingido, mas não há informações sobre o estado de saúde dele.

Além do incêndio em frente ao Batalhão de Polícia de Criciúma, um veículo foi incendiado próximo do Túnel do Formigão, em Tubarão. A ação teria sido realizada para impedir a chegada rápida de reforços do município, que fica a 40 quilômetros de distância da cidade atacada.

Criminosos usaram cerca de 10 carros

A quadrilha que realizou esse crime estava fortemente armada. Foram ouvidos disparos semelhantes aos de fuzil e de espingarda. Ao menos trinta quilos de explosivos foram usados para explodir o cofre da agência.

Ao menos dez carros, todos de cor escura, foram usados pelos assaltantes para deixar a cidade. A suspeita é que de 30 a 40 criminosos tenham participado do crime. Eles teriam usado uma rota no sentido sul. O comboio dos criminosos teria sido visto no município de Nova Veneza, cerca de 20 km de Criciúma.

O Bope (Batalhão e Operações Especiais) e o Batalhão de Choque da Polícia Militar de Santa Catarina foram acionados. Efetivos de Florianópolis começaram uma operação para capturar os assaltantes.

A agência do Banco do Brasil está isolada. Como o crime envolve uma instituição ligada à União, a Polícia Federal será acionada para investigar o caso.

O Bope do Rio Grande do Sul também foi acionado. A polícia investiga a possibilidade dos criminosos terem se dirigido, por rodovias vicinais, em direção ao Estado gaúcho. A rota mais provável envolve a cidade de Mampituba, na fronteira do RS com Santa Catarina. A segurança também foi reforçada na BR-101, principal rota entre a capital gaúcha e Florianópolis.

Civis são presos

Quatro pessoas foram presas pela polícia após o ataque a banco em Criciúma. Eles recolhiam dinheiro abandonado após o ataque ao Banco do Brasil. Os moradores foram capturados pelos primeiros efetivos que chegaram, com segurança, ao centro da cidade.