Covid-19: prefeitos da região retropolitana buscarão acordo para compra da vacina

CoronaVac está sendo produzido pelo instituto brasileiro, em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac.

Prefeitos da região metropolitana de Porto Alegre viajarão a São Paulo na próxima quinta-feira (10) para alinhavar, com o Instituto Butantan, um acordo que permita a compra de doses da vacina CoronaVac.

O imunizante está sendo produzido pelo instituto brasileiro, em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac.

A definição da viagem ocorreu na tarde desta sexta-feira (4), durante videoconferência entre o diretor do Butantan, Dimas Covas, e representantes das prefeituras que formam o Granpal (Consórcio da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre).

Para a presidente do grupo, prefeita de Nova Santa Rita, Margarete Ferretti, a reunião serviu para obter mais informações sobre a vacina, além de alinhavar a visita e a possibilidade de um acordo para a compra conjunta, caso seja necessária.

“O que esperamos é que o Ministério da Saúde disponibilize as doses, em uma campanha nacional de vacinação. Como ainda não houve essa confirmação, vou conversar com o presidente da Famurs, Maneco Hassen, para que também possamos firmar um protocolo de intenções”, sinalizou Margarete.

Disponibilidade

No encontro virtual, Covas informou que o imunizante produzido em São Paulo deve ser o primeiro a estar disponível no Brasil.

Ele atestou a segurança da vacina, bem como a resposta imune satisfatória nas fases de testes já concluídas.

“Teremos até a primeira quinzena de janeiro 46 milhões de doses. E o registro na Anvisa, acredito eu, também já estará disponível”, afirmou o diretor do Instituto.