Com pênalti no último minuto, Grêmio comemora empate contra o Santos na Libertadores

O Grêmio não conseguiu manter o alto nível de atuação dos últimos jogos e acabou empatando com o Santos em 1 a 1 na Arena no primeiro jogo das quartas de final da Libertadores da América. Mas muito em função da forte marcação da equipe paulista, que causou atrito na sempre qualificada circulação de bola do Tricolor Gaúcho. Além disso, o Santos foi bem mais perigoso no decorrer da partida, perdendo a chance de matar o confronto em mais de uma oportunidade.

O primeiro gol do jogo foi do Peixe, marcado por Kaio Jorge aos 35 da etapa inicial. Nesse momento da partida o Santos começava a sentir que era possível derrotar o Grêmio, que até então havia se frustrado na tentativa de exercer uma pressão logo de início.

Esse insucesso do Grêmio pode ser visto nos cartões da partida. Com poucos minutos de jogo a dupla de volantes do Tricolor, Matheus Henrique e Maicon, já estava amarelada. Mais tarde seria a vez de Diogo Barbosa receber amarelo por retardar um contra-ataque Santista. A sensação era justamente essa, de que o Santos escapava das tentativas do Grêmio de encaixar uma boa marcação.

O segundo tempo foi bem mais acelerado. O Grêmio pareceu demorar a acordar para a etapa final. Enquanto isso, o Santos chegava com perigo. Quatro vezes nos primeiros cinco minutos. Como resposta, mais tarde, Renato tentaria ficar mais ofensivo, colocando Ferreira no lugar de Luiz Fernando, e colocando Darlan para sustentar o meio no lugar de Maicon, que não fez boa partida.

Não deu certo. Os ataques do Grêmio eram desorganizados e se davam basicamente através de cruzamentos que sempre paravam na bem postada zaga do Santos. Renato colocou Everton no lugar de Pinares e depois Churín na vaga de Victor Ferraz. Mas nada de concreto acontecia diante de um Santos que agora apostava tudo em garantir o resultado. Em uma dessas, o volante Diego Pituca, um dos nomes do jogo, foi expulso por atrasar o início do jogo.

A partida já estava nos acréscimos quando Ferreira cruzou da direita e a bola bate na marcação e vai a escanteio. Os jogadores do Grêmio alegam que a bola bateu no braço de Vinícius Balieiro. O VAR chama o árbitro Juan Benítez que, após muita reclamação, vai ao vídeo e confirma o pênalti para o Tricolor. Diego Souza bate e marca, arrancando um empate que, diante das circunstâncias deixou o Grêmio satisfeito.

Situação e próximos jogos

Zero a zero dá Santos no jogo da volta semana que vem na Vila Belmiro. O Grêmio se classifica com qualquer vitória ou empate acima de dois gols. A partida é na próxima quarta-feira na casa santista, também às 19h15. Antes disso, o Grêmio enfrenta o Goiás, na Serrinha, no sábado, às 21h, pelo Campeonato Brasileiro.

Ficha técnica

Grêmio

Vanderlei; Victor Ferraz (Churín), Pedro Geromel, Kannemann (David Braz) e Diogo Barbosa; Maicon (Darlan), Matheus Henrique e Pinares (Everton); Luiz Fernando (Ferreira), Diego Souza e Pepê

Técnico: Renato Portaluppi

Santos

John Victor; Pará (Jean Mota), Lucas Veríssimo, Luan Peres e Felipe Jonatan; Jobson (Alison), Diego Pituca e Sandry (Vinícius Balieiro); Lucas Braga, Kaio Jorge (Madson) e Marinho (Bruninho)

Técnico: Cuca