Chuva forte provoca cheia de rios e deixa 7 mortos em Santa Catarina; há desaparecidos

Dez mortes ocorreram no município de Presidente Getúlio, cidade de 14 mil habitantes, que fica a 80 quilômetros de Blumenau. Cidade está sem energia elétrica e sem telefonia.

Ao menos 7 pessoas morreram em decorrência das fortes chuvas que atingiram o estado de Santa Catarina nesta quinta-feira (17). Há desaparecidos após a cheia de rios, que provocaram uma enxurrada, que invadiu casas. Anteriormente, a Defesa Civil falava em 11 vítimas, mas o número foi corrigido em em boletim do órgão.

Sete mortes ocorreram no município de Presidente Getúlio, cidade de 14 mil habitantes, que fica a 80 quilômetros de Blumenau e a 230 quilômetros da Capital, Florianópolis. A cidade está sem energia elétrica e sem telefonia por causa dos estragos causados pelo temporal. A sétima morte foi registrada em Ibirama, na mesma região.

Equipes da Defesa Civil Estadual, Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros atuam desde a madrugada no resgate e levantamento de perdas. O governador Carlos Moisés determinou que o grupo de resposta de Rio do Sul apoie os trabalhos dos Bombeiros Voluntários na região. Ele também determinou o deslocamento de aeronaves do grupo aéreo do CBMSC para atuar nos resgates.

“O momento é de solidariedade com todas as vítimas. Estamos trabalhando desde as primeiras horas e nossas equipes já estão no local para levar auxílio para aqueles que foram atingidos em Santa Catarina. A situação ainda é de cautela com novos temporais, por isso é importante que a população se mantenha atenta aos alertas da Defesa Civil”, afirmou Carlos Moisés (PSL).

No município de Aurora o rompimento de uma lago atingiu algumas casas provocando danos matérias e alagamentos pontuais. Até o momento 15 famílias estão desabrigadas em virtude de cheia causada por um afluente do Itajaí Açu.

Estragos também em Florianópolis

A chuva forte também atingiu a capital de Santa Catarina, Florianópolis. Ruas ficaram alagadas e a água invadiu casas em ruas do Rio Vermelho, no Norte da Ilha. Na Servidão Nery Donaciano Rodrigues, que registra problemas crônicos, á agua subiu rapidamente com a chuva e acabou invadindo casas que ficam na área. Os moradores tentaram colocar tapumes para evitar a invasão da água, mas foi em vão. Muitos já contabilizam perdas.

O trânsito é difícil em muitos pontos da Capital. Há pontos de lentidão na SC-401, sentido bairro/Centro, nas proximidades do Floripa Shopping e do Cemitério Jardim da Paz. Na região metropolitana, alagamentos são registrados em Palhoça e no Alto Vale do Itajaí.