Boletim meteorológico: ciclone pode causar nova série de temporais no RS

Os totais de chuva mais significativos deverão oscilar entre 60 e 80 mm nas Missões, no Planalto e nos Campos de Cima da Serra.

Nos próximos dias, o tempo chuvoso e quente deverá predominar no Rio Grande do Sul, com chuvas mais expressivas na região Norte.

É o que prevê o boletim meteorológico divulgado pela Seapdr (Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural).

O destaque fica por conta de um ciclone extratropical que vai avançar da Argentina e do Uruguai para o território o Rio Grande do Sul.

Segundo a previsão, as áreas de instabilidade devem causar temporais que podem ser fortes a severos.

Boletim da Seapdr 

Na sexta-feira (18), poderão ocorrer pancadas de chuva, típicas de verão, principalmente no período da tarde na metade Norte do Rio Grande do Sul, e as temperaturas máximas devem oscilar entre 36° e 38°C na Campanha e nas Missões.

No sábado (19), a presença de um cavado (área de baixa pressão alongada) e a formação de uma frente fria provocarão pancadas de chuva no decorrer do dia em todas as regiões.

Os maiores acumulados deverão ocorrer no Oeste e Norte do Rio Grande do Sul, conforme o boletim.

No domingo (20), ainda há possibilidade de ocorrência de pancadas de chuvas no Alto Uruguai, no Planalto Médio, nos Campos de Cima da Serra e na Serra do Nordeste, principalmente no período da tarde.

Entre segunda-feira (21) e terça-feira (22), a presença do ar seco garantirá o tempo firme, com temperaturas amenas no período noturno e elevadas durante o dia, próximas dos 30°C no Oeste do Estado.

Na quarta-feira (23), as chuvas retornam na faixa Leste do Rio Grande do Sul e nas regiões de divisa com Santa Catarina, principalmente à tarde.

Segundo a Seapdr, os totais de chuva mais significativos deverão oscilar entre 60 e 80 mm nas Missões, no Planalto e nos Campos de Cima da Serra; no Alto Uruguai poderão superar 90 mm.

Os totais mais baixos devem oscilar entre 5 e 35 mm na região Sul do Estado.