99 lança nova versão de aplicativo com Google Street View

A funcionalidade possui integração inédita com o Google Street View que indica referências reais do ponto de encontro exato

A 99, empresa de tecnologia ligada à mobilidade urbana, lançou a nova versão do seu aplicativo, com o objetivo de tornar a experiência de motoristas e passageiros mais acessível. Entre as novidades, destaque para a integração com o Google Street View e recursos de Realidade Aumentada, inéditos no mercado.

“O design e a navegação mais intuitivos transformam o aplicativo e ajudam o usuário a escolher a opção que melhor atende sua necessidade. Essa é uma melhoria importante do novo app, já que neste ano lançamos uma série de novas categorias para auxiliar a população que busca transporte mais acessível e seguro”, afirma Davi Miyake, diretor-geral de Operações e Produtos da 99.

As novidades incluem melhorias na comunicação do app, no envio e recebimento de mensagens com mais segurança, mais informações sobre as diferentes categorias de viagens oferecidas pela empresa, além do redesign de botões, cores e texturas que colaboram com a usabilidade e experiência. As atualizações, que ficaram disponíveis para beta-testers e receberam feedbacks positivos, começam a ser implementadas em dezembro de forma faseada, e estarão ativas em todo Brasil ainda no primeiro trimestre de 2021.

Google Street View e Realidade Aumentada

Ruas movimentadas ou sem locais que facilitem o embarque podem dificultar ou mesmo atrasar o início de uma corrida por aplicativo. Esta é uma das cinco principais causas de queixas na Central de Atendimento da 99. Com pesquisas e experiências internacionais, a plataforma desenvolveu o Local Exato, um recurso que ajuda o passageiro a encontrar seu ponto de encontro com o motorista e vice-versa, colaborando para uma viagem mais rápida e mais satisfatória, e diminuindo as chances de cancelamento de corrida.

A funcionalidade possui integração inédita com o Google Street View que indica, por meio de fotos, referências reais do ponto de encontro exato, ajudando motoristas e passageiros a se localizarem de maneira mais fácil no momento do embarque. Essa atualização estará ativa para todos os smartphones até o final de janeiro.

Outro recurso inovador é a solução de Realidade Aumentada, que funcionará para indicar o caminho, passo a passo, até um ponto de encontro em aeroportos devido a grande área e movimentação. “Sabemos que locais amplos e com grande fluxo de pessoas são difíceis para um embarque tranquilo. Aeroportos são um exemplo, a situação se agrava porque grande parte dos passageiros acabou de chegar e nem conhece a cidade”, esclarece Miyake.

A ferramenta de Realidade Aumentada inicia seu projeto piloto no Aeroporto Internacional Tancredo Neves (Confins – MG). Em fase de expansão ao longo do primeiro trimestre de 2021, será lançada em outros dois aeroportos, Santos Dumont (RJ) e Guarulhos (SP), podendo ser ampliada para outros destinos que apresentam as mesmas características. Enquanto a Realidade Aumentada não estiver ativa, a plataforma já oferece uma funcionalidade que lista as informações sobre como encontrar o local do embarque com foto e pequenos textos.

Assistente de ganhos 

O novo app traz otimizações para melhorar a transparência e eficiência da carteira de ganhos dos motoristas parceiros. As atualizações facilitam, por exemplo, o planejamento sobre onde e quando fazer corridas para incrementar ganhos.

Até o final de janeiro, o Assistente de Ganhos estará disponível para todos os parceiros. É um gerador de informações que colabora com a tomada de decisão dos motoristas, com dados sobre a curva de demanda, preço dinâmico, regiões com campanhas especiais e outras comunicações relevantes.

A versão atualizada trará um painel completo que apresenta, de maneira objetiva, um panorama financeiro e informativo. A partir deste painel, será possível estabelecer objetivos semanais e acompanhar o histórico de seus ganhos de maneira detalhada, com indicações de valores de corridas, promoções e gorjetas.

Segurança 

Com o novo aplicativo, a empresa oferece a Assistente de Segurança, recurso que agrupa uma série de ferramentas de segurança virtual que acompanham antes, durante e após a viagem, apresentando e sugerindo a ativação das ferramentas quando percebe um comportamento anormal.

Um exemplo são as câmeras de segurança (dashcams), dispositivos que acompanham a corrida em tempo real e colaboram com a inibição de ações criminosas e, no caso de uma ocorrência, podem ajudar as autoridades a tomar as medidas cabíveis.

O Monitoramento da Corrida é outro recurso lançado para garantir uma viagem mais tranquila. Com tecnologia de inteligência artificial, a ferramenta detecta mudanças de rota, paradas inesperadas e ações suspeitas e rapidamente aciona o usuário para entender se foi uma decisão mútua entre motorista e passageiro ou se trata-se de uma situação de risco.

A partir da resposta, são oferecidas opções como chamar a polícia ou ativar o monitoramento de áudio. “Queremos tornar a experiência do usuário, além de mais segura, ainda mais simples com o acesso ao conjunto de ferramentas que hoje a 99 disponibiliza”, comenta Thiago Hipólito, diretor de Segurança da empresa. A Assistência 99 estará ativa para todo o Brasil até janeiro.

99Pay

Lançada em julho de 2020 para promover maior inclusão financeira, a 99Pay é a primeira carteira digital criada por um aplicativo de mobilidade no Brasil. Somando-se aos serviços já oferecidos, que incluem pagamentos diversos e recargas de celulares pré-pagos, a 99Pay anuncia as novas funcionalidades Recarga na Corrida, Troco na Carteira, Transferência Peer-to-Peer e Lucro na Carteira, que estarão disponíveis na primeira semana de dezembro em todas as praças onde opera: Campinas (SP), Piracicaba (SP), São José dos Campos (SP), Curitiba (PR), Londrina (PR), Maringá (PR), Porto Alegre (RS), Cuiabá (MT) e Uberlândia (MG).

Entre as novas funcionalidades, destaca-se a lucratividade na carteira, que oferece 220% do CDI, a maior taxa do mercado para carteiras digitais, e a função peer-to-peer, que permite a transferência imediata de dinheiro entre usuários por meio da carteira, sem cobrança de taxas.