Virada Sustentável leva Serenata Iluminada da Redenção

Evento com shows ao vivo de Moio, As Aventuras e Solon Fishbone será exibido no sábado (14), às 20h.

Tradicionalmente realizada na Redenção, a Serenata Iluminada se adapta ao contexto da pandemia e ocupa, ao invés do parque, a TVE, a rádio FM Cultura e as redes sociais na noite deste sábado. É a Serenata Iluminada na Virada Sustentável Porto Alegre 2020 – em sua quinta edição, o evento de sustentabilidade também se reinventou para cumprir as normas impostas pela covid-19. As cinco instalações de arte são a única programação ao ar livre – todas as demais atividades, como painéis, oficinas e aulas de cozinha são transmitidos pela TVE e pelo Facebook e YouTube da Virada Sustentável Porto Alegre. Confira a programação completa em viradasustentavel.org.br/poa.

A Serenata Iluminada na Virada Sustentável Porto Alegre terá três shows ao vivo, a partir das 20h de sábado (14). O espetáculo começa com a Moio, um grupo de criação instrumental livre de jazz, choro e MPB. Em seguida, apresentam-se As Aventuras, banda instrumental formada por cinco mulheres influenciadas pela surf music, com elementos do prog e da MPB. O encerramento fica a cargo da Solon Fishbone, com clássicos do jazz e do blues. A transmissão dos shows começa às 20h na TVE, na rádio FM Cultura e nos canais do Facebook e do YouTube da Virada Sustentável Porto Alegre.

A Serenata Iluminada foi criada em 2012 pela plataforma Portoalegre.cc com a proposta de ocupar espaços públicos em prol de segurança, do direito à cidade e da democratização dos espaços públicos e de convivência social, inclusive à noite – causas compartilhadas também pela Virada Sustentável. Em 2018, os eventos se uniram pela primeira vez, em uma noite histórica que levou cerca de 15 mil pessoas ao parque da Redenção durante a terceira edição da Virada Sustentável Porto Alegre. A parceria foi repetida em 2019 e se consolida no próximo sábado, desta vez, de forma virtual.

A Virada Sustentável Porto Alegre é apresentada pela Braskem e tem como patrocinadores Liberty Seguros, CMPC, Sulgas, Gerdau, Badesul, Alibem, Ventos do Sul, Oleoplan, DLL e Zaffari. O evento tem apoio do Nic.br, da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Ministério do Turismo), Pró-Cultura RS, TVE e Rádio FM Cultura (Governo do Estado) e correalização da Prefeitura de Porto Alegre.