Vida pós-futebol: confira como vão algumas estrelas que marcaram época

A vida dos ex-jogadores se tornou ainda mais conhecida por meio da internet e também pelo fato de que muitos deles continuam no esporte.

Boa parte das principais personalidades do futebol são figuras que marcam presença em grande escala nas redes sociais e nos noticiários – com a popularidade não diminuindo em larga escala mesmo após pendurarem as chuteiras.

Nos últimos anos com a popularização em massa das redes sociais, a vida dos ex-jogadores de futebol se tornou ainda mais conhecida por meio da internet e também pelo fato de que muitos deles continuam no esporte através de cargos administrativos.
Portanto, no artigo abaixo, descrevemos como estão a vida pós-futebol de algumas das antigas estrelas do futebol que marcaram época em seus respectivos anos de carreira.

Andrea Pirlo

Um dos meio-campistas mais prolíferos da história do futebol europeu, Andrea Pirlo marcou época em diferentes times, sendo os principais o Milan e a Juventus.

Além disso, assumiu a titularidade da seleção italiana por mais de 10 anos e vestiu a camisa do time nacional por 13 anos (2002 a 2015).
Logo após o fim da carreira como jogador profissional, Pirlo tomou um período sabático por alguns anos antes de engatar a carreira à beira do gramado, desta vez na função de treinador.

Em agosto de 2019, o ex-atleta realizou um curso para treinadores licenciado pela UEFA na Itália e, um ano depois, foi contratado para ser o treinador da equipe da Juventus sub-23, da terceira divisão italiana.

No entanto, apenas nove dias após ser nomeado o treinador da Juventus sub-23, Pirlo foi convidado para ser o treinador principal da Juventus — assumindo o cargo deixado por Maurizio Sarri.

Como treinador, Pirlo cita os colegas de profissão Pep Guardiola, Louis van Gaal, Carlo Ancelotti e Antonio Conte como suas principais referências.

George Weah

Ao contrário de Pirlo, Weah tinha como principal característica a força física no gramado. Ex-atacante, o liberiano era um jogador de fortes arrancadas e excelente faro de gol.

Como jogador, Weah fez história em 1995, quando se tornou o primeiro africado da história a vencer o prêmio de melhor jogador do mundo. O sucesso individual na Europa foi tremendo e isso lhe rendeu três o prêmio de melhor jogador africano da temporada (1989, 1994 e 1995).

Entre as equipes do Velho Continente que atuou profissionalmente, Weah jogou pelo Monaco, Paris Saint-Germain, Milan, Chelsea, Manchester City e Olympique de Marseille — se aposentou em 2001, aos 35 anos.

Fora dos gramados, Weah fez uso de sua fama na Libéria para se tornar um político muito influente em sua nação. Em 2017, ele foi candidato para a presidência do país africano e foi eleito para o cargo, tornando-se o primeiro ex-esportista a assumir o posto político mais alto da Libéria.

Frank Lampard

Outro ex-jogador de destaque que não demorou muito tempo para se tornar treinador, Frank Lampard fez história com a camisa do Chelsea durante 13 anos — de 2001 a 2014.

Aposentado desde 2016, quando pendurou as chuteiras com a camisa do New York City, Lampard esperou dois anos para ter a sua primeira oportunidade como treinador. Na ocasião, em 2018 ele assumiu o Derby County em um contrato de três temporadas.

 

Foto: Pixabay

 

Na sua primeira e única temporada na equipe da segunda divisão inglesa, Lampard impressionou com um belo trabalho à frente do Derby County.

Em julho de 2019, após ficar pouco mais de um ano da divisão de acesso, ele recebeu uma proposta irrecusável para treinar o Chelsea, onde é considerado um dos maiores ídolos do clube.

David Beckham

Ainda quando estava atuando como jogador, David Beckham já se interessava pelo mundo dos negócios. Em 2005, época em que jogava pelo Real Madrid, o jogador abriu uma série de academias de futebol na Inglaterra: The David Beckham Academy.

A The David Beckham Academy visava desenvolver o talento de jovens jogadores. O projeto se tornou internacional, com a academia se expandindo para a cidade de Los Angeles. No entanto, suas atividades se encerraram em 2009.

Já em 2014, Beckham anunciou a compra do Inter Miami FC, um time de expansão da MLS (Major League Soccer), principal liga estadunidense de futebol — a negociação foi realizada junto com outros investidores. A equipe realizou a sua estreia na MLS em 2020 e tem Beckham como um dos acionistas.

Outra ação empresarial de Beckham envolvendo o futebol aconteceu também em 2014, quando o ex-jogador, ao lado de Paul Scholes, Nicky Butt, Phil Neville e Ryan Giggs, comprou 10% do Salford City.

A equipe, que até então era semiprofissional, aumentou seu status nos últimos anos e atualmente disputa a quarta divisão inglesa. Beckham atua como um dos diretores da equipe e em 2019 comprou mais 10% da equipe, aumentando sua participação para 20%.

David Ginola

Para encerrar a lista, vale a pena listar a trajetória de David Ginola, ex-meio campista francês que jogou na Inglaterra por sete anos entre 1995 a 2002 — período em que atuou no Newcastle, Tottenham, Aston Villa e Everton, respectivamente.

Com uma trajetória curiosa fora dos gramados, Ginola, que se aposentou em 2002, já se envolveu em diversos projetos desde então. O ex-jogador francês já tentou trabalhar como ator, com participação em alguns projetos cinematográficos.

Ainda, mais recentemente Ginola foi anunciado pelo grupo PokerStars como o novo embaixador da marca. Ele trabalhará para as promoções da empresa na França, com o objetivo de aproximar o público esportivo francês do PokerStars Sports.

Também marcou sua carreira pós-futebol a ousada tentativa de concorrer à presidência da FIFA há cinco anos. Ele acabou não conseguindo avançar com a candidatura pela falta de apoio de pelo menos cinco federações nacionais para tal.

Também na sua lista de afazeres fora do futebol, Ginola é dono de uma vinícola na França e já participou da versão francesa do “Dançando com as Estrelas”.