Santa Casa realiza mutirão de cirurgias urológicas para pacientes do SUS

A ação teve como objetivo reduzir a fila de espera por procedimentos de ressecção endoscópica de próstata e prostatectomia suprapúbica

A Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre realizou um mutirão de cirurgias urológicas destinadas a pacientes usuários do SUS (Sistema Único de Saúde).

A ação integra o Novembro Azul do complexo hospitalar. Ela teve como objetivo reduzir a fila de espera por procedimentos de ressecção endoscópica de próstata e prostatectomia suprapúbica.

De acordo com o chefe do Serviço de Urologia da Santa Casa e coordenador do mutirão Ernani Rhoden, estes procedimentos “beneficiam os pacientes a partir do alívio dos sintomas urinários obstrutivos, reduzem a possibilidade de o paciente não utilizar sonda vesical de demora”.

Ainda, segundo o médico, de março a setembro deste ano, a Santa Casa deixou de realizar 50 procedimentos como estes devido à pandemia.

“Por isso, optamos em organizar a equipe e operar, em um mesmo dia, dez pacientes, a fim de garantir uma melhor qualidade de vida a eles o mais breve possível.”

Segundo o hospital,  critério para a escolha dos pacientes se deu pelo tempo de espera na fila do SUS, somado à gravidade dos sintomas.

Atualmente, 200 pessoas aguardam por estes procedimentos na Santa Casa. O mutirão de cirurgias urológicas da Santa Casa teve como coordenador auxiliar o médico urologista Lauro Beltrão e mobilizou em torno de dez pessoas, de diferentes áreas de atuação hospitalar.