Prefeitura de Porto Alegre altera critérios e amplia testagem para Covid-19

Novas regras para fazer o exame incluem apresentar apenas um sintoma da doença

A Prefeitura de Porto Alegre alterou os critérios para testes de detecção de Covid-19.

Agora, a presença de apenas um sintoma compatível com a doença provocada pelo novo coronavírus e o contato por uma hora no mesmo ambiente de trabalho com pessoa que teve resultado positivo em exame PCR – mesmo assintomática – justificam a realização do teste.  Anteriormente, o mínimo era de quatro horas no mesmo ambiente de trabalho.

A diretora da Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde, Diane Nascimento, explica que a intenção é garantir maior agilidade na testagem e diminuir a transmissão e circulação do vírus na cidade.

“Pessoas com sintomas como tosse, febre, cefaléia, alteração no olfato ou paladar, dor de garganta, adinamia (redução da força muscular), mialgia (dor muscular) e dificuldade de respirar devem procurar atendimento médico para que seja feita a solicitação de exames”, diz a prefeitura em nota.

Quem teve contato com casos positivos, sem sintomas, devem procurar sua unidade de saúde de referência e informar o CPF da pessoa positiva para Covid-19.

“No atendimento, o paciente será orientado em relação ao prazo para fazer o teste rápido. O mesmo procedimento é indicado para pessoas que tiveram contato com casos positivos em ambiente de trabalho”, afirma a prefeitura.