Polo Marista de Formação Tecnológica está com vagas abertas para o Programa Jovem Aprendiz

Jovens de 14 a 23 anos em situação de vulnerabilidade social podem se inscrever em cursos técnicos gratuitos com foco em qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho.

O Polo Marista de Formação Tecnológica, localizado no bairro Mario Quintana, em Porto Alegre, está com vagas abertas para o Programa Jovem Aprendiz. Jovens de 14 a 23 anos em situação de vulnerabilidade social podem se inscrever gratuitamente nos cursos profissionalizantes que visam a inserção no mercado de trabalho. São cinco cursos oferecidos: assistente administrativo, assistente administrativo hospitalar, eletrônica, suporte e manutenção de TI, operador de computador e turismo ecológico.

O foco são os moradores dos bairros das regiões Norte e Nordeste de Porto Alegre e também do bairro Arquipélago (para o curso de turismo ecológico). As inscrições para quem é das regiões Norte e Nordeste podem ser feitas pelo telefone 51 3086 2300 ou pelo site https://bit.ly/JovemAprendizPoloMarista. Já para quem é do bairro Arquipélago, as inscrições podem ser feitas neste site: https://bit.ly/InscricaoTurismoEcologico. Não há limite de vagas.

O programa é realizado em parceria com empresas cotizadoras. Há duas modalidades de formação: ambiente simulado (12 meses de aula no Polo Marista) e o modelo híbrido (6 meses com aulas teóricas no Polo Marista e 6 meses com a parte prática na empresa contratante). O tempo de duração do curso é de um ano, período que permite promover o desenvolvimento integral do jovem, para que ele saia integralmente pronto para atuar no mercado de trabalho. Atualmente, as empresas parcerias do projeto são Hospital São Lucas da PUCRS, SLC Agrícola, Uniodonto e Associação Antônio Vieira (Asav) e Banrisul.

Anualmente, o programa atende cerca de 300 jovens. Neste ano, 84 jovens se matricularam no Jovem Aprendiz, mesmo em meio à pandemia. Destes, 10 jovens foram efetivados nas empresas, sendo 2 deles PCDs.