Polícia prende homem que aplicava o golpe do envelope vazio no Vale dos Sinos

Segundo a investigação, o criminoso, utilizando-se de nomes falsos nas redes sociais, buscava anúncios nas plataformas de venda de produtos

Após dois meses de investigação, Polícia Civil prendeu nesta terça-feira (10) um homem pela prática do crime de estelionato. Com o preso, que aplicava o golpe do envelope vazio, foram apreendidos 17 mil reais em espécie.

Segundo a investigação, o criminoso, utilizando-se de nomes falsos nas redes sociais, buscava anúncios nas plataformas de venda de produtos e atraia as vítimas com fotos de dinheiro.

No momento da compra o criminoso realizava falsos depósitos bancários, através do método conhecido como “envelope vazio”.

“O golpe do envelope vazio é uma prática comum entre estelionatários, onde o criminoso tira vantagem da boa fé das vítimas, enviando comprovantes de depósitos realizados”, ressaltou a Polícia Civil.

No entanto esses depósitos não existem, pois foram feitos com um envelope vazio, sem qualquer quantia, deste modo não são compensados pelo banco.

A vítima, por um descuido comum, não percebe que o comprovante não confirma que o dinheiro entrou na sua conta e entrega a mercadoria para o criminoso.

O nome do homem preso não foi divulgado. Com ele, segundo a polícia, foram apreendidos 17 mil reais em espécie.

De acordo com a Polícia Civil, pelo menos 20 pessoas registraram o golpe. Mas a delegada Clarissa Demartini, responsável pelo caso, acredita que possa ter mais pessoas lesadas.