PF deflagra segunda fase de operação contra desvios na área da saúde

Os agentes também apuram a participação de lobistas junto a agentes políticos e servidores no sentido de favorecer a organização social investigada.

A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira, a segunda fase da Operação Camilo. São investigados crimes de fraude à licitação e desvio de recursos públicos na área da saúde. Dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos nos municípios de Osório e Terra de Areia, no Litoral Norte.

Conforme a PF, a nova fase em curso investiga a mesma OS (Organização Social) que administrava o Hospital de Rio Pardo. Há indícios de “possível ocorrência de prática criminosa” na gestão de unidades de saúde de outros municípios.

Os agentes também apuram a participação de lobistas junto a agentes políticos e servidores no sentido de favorecer a OS em certames licitatórios.

A Operação Camilo foi deflagrada em 27 de maio por uma força-tarefa integrada pela Polícia Federal, Controladoria Geral da União, Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul, Ministério Público Federal e Ministério Público do Rio Grande do Sul.

Foram cumpridos 129 medidas judiciais em investigação que apura crimes de fraude à licitação, peculato, corrupção passiva, organização criminosa, ocultação de bens, crime de responsabilidade e desobediência.

O prejuízo estimado é de R$ 15 milhões de reais em recursos da saúde repassados pela União e pelo estado do Rio Grande do Sul a uma Organização Social.