Pesquisa Ibope para Porto Alegre: Manuela tem 45% das intenções de voto e Melo, 43%

A margem de erro é de 3% para mais ou para menos e o índice de confiança é de 95%. O registro é RS-05561/2020.

Foi divulgada, neste sábado (28), a última pesquisa Ibope para Prefeitura de Porto Alegre neste segundo turno. O levantamento, encomendado pelo Grupo RBS, ouviu 805 pessoas, entre os dias 27 e 28 de novembro. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos e o índice de confiança é de 95%. O registro é RS-05561/2020.

Trata-se de pesquisa quantitativa, que consiste na realização de entrevistas pessoais, com a aplicação de questionário estruturado junto a uma amostra representativa do eleitorado em estudo.

Importante destacar que o objetivo de uma pesquisa eleitoral não é antecipar os resultados da eleição, mas sim o de mostrar o cenário no momento em que foi realizada. A pesquisa é uma fotografia do momento e não tem o poder e nem a intenção de prever o resultado de uma eleição. Por isso, seus resultados não podem ser usados para prever o resultado das urnas.

Os entrevistados responderam a seguinte pergunta: “Se a eleição para prefeito de Porto Alegre fosse hoje e os candidatos fossem estes, em quem você votaria?”

  • Manuela D’Ávila: 45% das intenções de voto;
  • Sebastião Melo: 43%;
  • Brancos e nulos: 8%;
  • Não sabe ou não respondeu: 4%.

Votos válidos

O Ibope também calculou qual seria o percentual dos candidatos, desconsiderando os votos em branco e nulos.

  • Manuela D’Ávila: 51% dos votos válidos;
  • Sebastião Melo: 49%.