Pandemia: Prefeitura de Porto Alegre divulga novo decreto

A partir desta segunda-feira (30), eventos sociais, como festas de casamentos e aniversários, estarão proibidos na Capital.

Após a divulgação do mapa preliminar do Distanciamento Controlado, que deixou 21 regiões do Estado na bandeira vermelha, a Prefeitura de Porto Alegre divulgou um novo decreto.

As determinações constam no decreto 20.815, publicado em edição extra do Dopa (Diário Oficial de Porto Alegre).

A partir desta segunda-feira (30), eventos sociais, como festas de casamentos e aniversários, estarão proibidos na Capital.

Conforme a prefeitura, em locais privados, fica obrigatório o distanciamento de dois metros entre as pessoas, assim como já estava determinado para parques, praças e espaços abertos ao público.

“A medida foi tomada pela prefeitura para evitar que sejam necessárias mais restrições à atividade econômica. A administração municipal conta com apoio das entidades empresariais e comerciais na conscientização dos porto-alegrenses sobre a importância de manter os hábitos de higiene e não fazer aglomerações”, ressaltou a prefeitura.

“O Comitê Temporário de Enfrentamento ao Coronavírus alerta que o contágio segue circulando e não é o momento de relaxar com as precauções de distanciamento social. O apelo é para que as pessoas não realizem encontros e confraternizações, tanto em locais públicos quanto privados”, advertiu.

Na avaliação do Comitê, esses eventos, por não seguirem protocolos sanitários com frequência, têm gerado repercussão na transmissão do vírus.

O novo decreto também altera:

Condomínios – Áreas de uso comum em espaços fechados (salões de festas, academias, brinquedotecas etc) podem ser utilizadas simultaneamente apenas por pessoas que moram na mesma residência. Nos espaços abertos, o uso é restrito a moradores do condomínio.

Ar-condicionado e ventilação – Estabelecimentos com atividades liberadas, como restaurantes, bares, comércio e de serviços em geral, bancos, academias e clubes sociais, entre outros, precisam manter em dia a limpeza de equipamentos de climatização, além da circulação de ar cruzada ou sistema de renovação de ar. A mesma orientação vale para as escolas.