Pandemia: Prefeitura de Porto Alegre anuncia interrupção de medidas de flexibilização

Na manhã desta quarta, a ocupação de leitos de UTI por casos confirmados da doença era de 247 na Capital.

O Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus da Prefeitura de Porto Alegre anunciou, nesta quarta-feira (18), a interrupção do processo de flexibilização de atividades que vinha ocorrendo na Capital.

Segundo a prefeitura, a medida se deve ao cenário epidemiológico apresentado nas últimas semanas, com estabilidade e possível tendência de aumento dos indicadores.

“Os números seguem sendo monitorados pelas equipes técnicas”, afirmou a prefeitura. De acordo com as informações da Secretaria Municipal de Saúde, há estabilidade no número de pacientes confirmados com Covid -19 em leitos de UTI nas últimas semanas.

No entanto, outros indicadores, especialmente a busca ambulatorial por atendimento de síndrome gripal, vêm apontando aumento recente.

“O que sinaliza alerta para os próximos dias quanto à possibilidade de reversão da estabilidade”, ressaltou a prefeitura.

A prefeitura ressaltou, ainda, que acompanha em tempo real todo o processo de atendimento na rede de saúde e, caso necessário, leitos podem ser remobilizados para garantir assistência adequada a pacientes com Covid-19.

Na manhã desta quarta, a ocupação de leitos de UTI por casos confirmados da doença era de 247 na Capital.

Testagem

A Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância de a população intensificar os hábitos de higienização e distanciamento social como forma de evitar o contágio pelo vírus.

Ao apresentar sintomas ou entrar em contato com caso confirmado no trabalho ou em domicílio, a pessoa deve fazer a testagem.

Porto Alegre conta com mais de 15 pontos de coleta para teste de Covid-19 em unidades de saúde e pronto atendimentos.