ONG Parceiros Voluntários apresenta 5 dicas de como fazer o bem sem sair de casa

Para driblar as restrições do distanciamento social, ONG cria lista de estratégias para incentivar que as ações de voluntariado possam ser realizadas com segurança.

O objetivo da ONG Parceiros Voluntários, segundo a entidade, sempre foi despertar a consciência da responsabilidade social individual para criar uma sociedade melhor para todos. Contudo, a necessidade de cumprir o distanciamento social e os demais protocolos de segurança da pandemia inviabilizaram muitas das estratégias de voluntariado mais usadas no País. Porém, a apesar do contexto desafiador, este contexto não é justificativa para não fazer voluntariado.

Conforme José Alfredo Nahas, superintendente da Parceiros Voluntários, por mais que pareça compreensível a posição de paralisia, isso não deveria ser um impedimento para o exercício das boas ações.

“Não dá para postergar: existe uma demanda de ajuda humanitária a ser atendida por todo o tecido social. E, se não dá para ser com os métodos tradicionais, que seja com outros. Afinal, a situação de urgência merece celeridade e inovação em nossos processos”, analisa.

“O cenário de crise, na verdade, só reforça a essência do voluntariado. É essa a hora em que mais pessoas estão vulneráveis e que o espírito de cidadania precisa falar mais alto. A lógica pede mais empenho e urgência, e não que os planos sejam paralisados ou adiados”, continua Nahas.

Diante desta iniciativa, fica a questão: como fazer voluntário sem desrespeitar os protocolos de segurança contra a pandemia? A Parceiros Voluntários separou algumas dicas:

1 – Criar diálogos online entre gerações

Através de um smartphone temos todo o mundo na palma da mão. Porém, esse aparelho tão presente em nosso cotidiano também faz algo um tanto curioso: ele telefona. Então, que tal ligar para uma pessoa que está em situação de isolamento social? Com a pandemia do Covid-19, os idosos tem sido o público mais afetado. Entre em contato com uma Organização que trabalha com esse público na sua cidade e se disponibilize para bater um papo com um idoso que está em isolamento social.

A ONG Parceiros Voluntários, na esteira do movimento #SóJuntos, trouxe a Porto Alegre o Projeto Ouvir, que tem como objetivo mobilizar voluntários a ouvir idosos em distanciamento social. Hoje, os voluntários responsáveis pelas ligações são os alunos do Colégio Leonardo da Vinci Alfa e Beta, liderados pelo professor Carlos Alberto Barcellos. Desde 2016, com o projeto Leo Alfa Cidadania, a escola reúne mais de 220 alunos engajados em ações de voluntariado.

2 – Compartilhar conhecimento

Se você é bom em matemática, por exemplo, por que não compartilhar este conhecimento com outra pessoa que está tendo dificuldade? Entre em contato com uma escola ou uma Organização Social e disponibilize um horário em sua agenda para fazer esta ação.

3 – Mobilizar rede pessoal para arrecadar itens de necessidade (desafio familiar)

Outra possibilidade é fazer uma competição do bem na sua família e em seu grupo de amigos. Monte times e lance um desafio de arrecadação que beneficia instituições que zelam por famílias em situação de vulnerabilidade social. Este é um jogo em que todos vão sair ganhando.

4 – Leitura auditiva

Você pode gravar livros, como poesias, contos, crônicas e encaminhar para uma ONG que trabalha com deficientes visuais. Para isso, basta você acionar uma instituição que trabalha com esse público e disponibilizar a ação. Veja com eles o que gravar, que história é mais interessante, qual o formato ideal e pronto.

5 – Compartilhar habilidades

Que habilidades você tem? E de que vale ela ficar somente com você? Hoje, com as novas tecnologias, vivemos a era da colaboração. Se eu sei tocar violão, por que não ensinar outra pessoa?

Desafio Voluntário

Está mais do que claro que, com criatividade e espírito empreendedor, é possível reinventar os processos, as instituições e o próprio voluntariado. Por isso, o 12º Desafio Voluntário da ONG Parceiros Voluntários, uma ação nacional que busca ampliar a participação de pessoas em ações voluntárias nas mais diversas frentes, acontece este ano de uma forma diferente. Diante do contexto de isolamento social que a pandemia de Covid-19 trouxe ao mundo, toda a campanha de mobilização será realizada virtualmente.

Para isso, a ONG desenvolveu em sua plataforma Parceiros Conecta uma página especial para o Desafio Voluntário, em que os voluntários, individualmente ou em grupo, poderão dar visibilidade para suas ações, inserindo fotos, vídeos e contando o que estão realizando.

Esta é a primeira vez que o modelo virtual é adotado em uma história que já dura 12 anos, teve sua origem no Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul, e hoje se estende à toda Rede Parceiros Voluntários. Todos os vídeos com registros das ações podem ser publicados até o dia 5 de dezembro através do site da Parceiros Voluntários: www.parceirosvoluntarios.org.br.