Ministério da Saúde diz que pode ter sofrido ataque cibernético

O ministério já havia reportado na semana passada um problema na sua rede de tecnologia que deixou a pasta sem telefone e acesso a e-mails

O secretário-executivo do Ministério da Saúde, Élcio Franco, disse em pronunciamento hoje (13) que há indícios de o órgão ter sofrido um ataque cibernético.

O ministério já havia reportado na semana passada um problema na sua rede de tecnologia que deixou a pasta sem telefone e acesso a e-mails. Uma equipe de técnicos passou a investigar o incidente.

“Após o início das investigações sobre o vírus que afetou nossa rede de tecnologia, há indícios de que a pasta também foi alvo de ataques cibernéticos, embora não haja laudo conclusivo. O ministério não divulgou informações até agora para preservar dados e não comprometer provas”, disse o secretário-executivo Élcio Franco.

Ele acrescentou que não houve sequestro, comprometimento ou vazamento de informações do sistema do ministério.

Dados sobre a pandemia

Apesar de ter restabelecido os serviços no início da semana, as atualizações diárias de dados sobre a pandemia do novo coronavírus (covid-19) passaram a vir incompletas. Os dados sobre mortes em investigação estavam desatualizados desde o dia 4.

Informações sobre recuperados e pacientes em acompanhamento passaram dias na mesma situação. E o ministério passou a semana sem detalhar as razões para as dificuldades de apresentação do balanço de casos e mortes por covid-19, até o pronunciamento de hoje.

Franco justificou essa situação de dados desatualizados pela falta de condições dos estados de acessar o sistema do ministério.

“A dificuldade de acesso à rede enfrentada por alguns estados se deu em razão do bloqueio da base de dados que foi usada para preservar as informações”, disse.

O secretário-executivo disse que pode haver intermitência, mas que o sistema deve estar regularizado no início da semana que vem.

A equipe designada para a investigação continua trabalhando no caso.