Nove integrantes de facções são transferidos para presídios fora do RS

Foram transferidos nove detentos considerados de altíssima periculosidade e com posição de liderança nas principais organizações criminais gaúchas

Foi deflagrada nesta segunda-feira (9), a Operação Império da Lei 2. Nove detentos considerados de “altíssima periculosidade” e com “posição de liderança” nas principais organizações criminais gaúchas foram transferidos para penitenciárias federais fora do Estado. A ação ocorreu nas primeiras horas da manhã.

A ação deu continuidade à primeira etapa batizada de Império da Lei, quando 18 líderes de grupos criminosos foram mandados para estabelecimentos do Sistema Penitenciário Federal (SPF) no mês de março. Os detentos transferidos hoje estavam presos na Pasc (Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas) e na Penitenciária Modulada Estadual de Charqueadas.

Na operação, deflagrada pelas secretarias da Segurança Pública e da Administração Penitenciária, foram usadas 70 viaturas e uma aeronave. Cerca de 490 agentes participaram.

A operação

Na madrugada desta segunda-feira, o trabalho teve início à meia-noite, com a preparação para remoção dos presos que seriam transferidos. Os detentos foram retirados da Pasc e da Penitenciária de Charqueadas em comboio único de 45 veículos. As 4h, as viaturas da da Susepe, do 1º Batalhão de Choque e do Batalhão de Operações Policiais Especiais da BM, da PRF, da Polícia Civil, da PF e uma ambulância do CBMRS partiram das duas casas prisionais.

Em cerca de uma hora, percorreram o trajeto de 56 quilômetros até o Batalhão de Aviação da BM , ao lado do Aeroporto Internacional Salgado Filho. Para eventuais emergências, o CBMRS posicionou uma viatura de combate a incêndio na origem do trajeto e outra, equipada com desencarcerador, seguiu o comboio com retardado de alguns minutos para possibilitar o socorro imediato na hipótese de acidentes.

No BAV-BM, o comboio ingressou em um estacionamento exclusivo com acesso ao hangar. Em uma sala reservada do Batalhão, os detentos passaram por exames de corpo de delito, realizado por dois peritos médicos do IGP. Na sequência, foram entregues a agentes do Depen para embarque em um avião da PF com destino a penitenciárias federais, onde serão mantidos isolados de qualquer contato com outros presos. Antes da viagem, os transferidos realizam testes RT-PCR para detecção da Covid-19 e o resultado de todos foi negativo.

Além de toda a mobilização para o transporte, dias antes, as forças de segurança reforçaram o patrulhamento em pontos estratégicos levantados pela área de inteligência da operação, em especial nas regiões de atuação dos transferidos. A BM intensificou a presença ostensiva com tropas dos cinco Batalhões de Polícia de Choque (BP Choques) na Capital e cidades da Região Metropolitana.