Leite defende coordenação nacional no processo de aquisição de vacinas contra coronavírus

Leite e outros governadores estiveram reunidos em Brasília com Maia e Alcolumbre para tratar da vacina da Covid-19

Eduardo Leite defendeu nesta terça-feira (3), em Brasília,  a necessidade de uma coordenação nacional no processo de aquisição de vacinas contra a Covid-19. “Que mais rapidamente forem liberadas pela Anvisa.”

A necessidade de uma coordenação nacional no processo de aquisição de vacinas contra o coronavírus foi uma das principais pautas do encontro entre governadores e os presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre.

“Pedimos aos presidentes Maia e Alcolumbre que façam a intermediação no sentido de abrir o diálogo com o governo federal e garantir que haja a aquisição das vacinas que mais rapidamente forem liberadas pela Anvisa  para o uso na população, por meio do Programa Nacional de Imunizações”, ressaltou Leite.

“Venho alertando que, se não houver coordenação nacional, todos sairão perdendo, e não será demais pensar que venhamos a assistir a episódios semelhantes aos das aquisições de respiradores, com atravessadores, valores diferentes e até pagamentos antecipados de produtos que não chegam. É importante que haja uma coordenação nacional e que seja alcançada aos Estados a vacina que mais rapidamente estiver pronta”, destacou o governador.

Discussão 

Está em discussão, em âmbito nacional, a elaboração de uma Medida Provisória para definir qual vacina será adotada e assegurar os recursos para o Programa Nacional de Imunizações.

De acordo com Maia e Alcolumbre, as conversas com o presidente Jair Bolsonaro sobre o assunto já foram iniciadas.

“Ambos nos relataram que percebem sensibilidade e disposição do presidente para avançar no tema, e isso nos deixa com a boa expectativa de que a vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan possa começar a ser aplicada na população em janeiro”, disse Leite.