Leilão da CEEE será em fevereiro de 2021, diz governo do RS

Em maio do ano passado, a Assembleia gaúcha aprovou a retirada da obrigatoriedade de plebiscito para a venda da companhia

O governo do Rio Grande do Sul anunciou nesta segunda-feira (16) que o edital de privatização da CEEE (Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica) será publicado no início de dezembro.

De acordo com o governo, o leilão está previsto para fevereiro do próximo ano.

“Nós olhamos para as privatizações não apenas como uma oportunidade de receita para o enfrentamento do problema fiscal, mas como um caminho para gerar investimentos privados no Estado do Rio Grande do Sul. Tanto nas operações das companhias que serão privatizadas quanto nos futuros investimentos que virão para o RS graças à ampliação e melhoria dos serviços”, destacou o governador Eduardo Leite.

“Caso não seja repassada à iniciativa privada, não só os gaúchos e gaúchas não verão novos investimentos na área de energia devido à grave situação fiscal e financeira da CEEE, como o Estado teria de assumir esse passivo bilionário, uma vez que a estatal não tem condições de quitá-lo. Isso precarizaria o fornecimento de energia elétrica e outros serviços públicos nas demais áreas já impactados pela situação fiscal do RS. Com a privatização, teremos uma série de benefícios a toda a população”, acrescentou o governador.

Plebiscito

Em maio do ano passado, a Assembleia gaúcha aprovou a retirada da obrigatoriedade de plebiscito para a venda da companhia e, em julho, autorizou a privatização.

A partir disso, o governo firmou um contrato com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para fazer os estudos e a modelagem do projeto de privatização da companhia.

Segundo os estudos, a CEEE tinha, até junho de 2020, um passivo estimado em R$ 3,4 bilhões somente em ICMS.