José Fortunati (PTB) renuncia à candidatura para prefeito de Porto Alegre

Em pronunciamento, ele reclamou da demora para a publicação do acórdão e da impossibilidade de apresentar defesa em tempo hábil.

José Fortunati (PTB) renunciou hoje à candidatura para prefeito de Porto Alegre. A decisão ocorre após o indeferimento do registro do vice, André Cecchini (Patriota) na segunda-feira (9). Ele se manifestou através de uma rede social, onde fez críticas à decisão, que chamou de “política”. Fortunati oscilava entre o segundo e o quarto lugar nas pesquisas Ibope e Real Time Big Data.

No pronunciamento, disse que a decisão do TRE-RS (Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul) “feriu de morte” a campanha. Ele reclamou da demora para a publicação do acórdão e da impossibilidade de apresentar defesa em tempo hábil. Conforme o ex-prefeito, embora a decisão tenha sido publicada na segunda, o acórdão só foi divulgado no mural do Tribunal Regional Eleitoral na manhã desta quarta-feira.

O PTB, partido de Fortunati, decidiu apoiar Sebastião Melo, do MDB. A oficialização ocorreu menos de duas horas depois que o ex-prefeito apresentou sua renúncia à disputa.

Entenda o caso

O TRE indeferiu, na segunda-feira (9) o registro de candidatura de André Cecchini. O médico, filiado ao partido Patriota, era o vice na chapa de Fortunati.

Conforme a decisão do Tribunal, Cecchini não tem o tempo de filiação obrigatório estabelecido pela Justiça Eleitoral. Ou seja, não teria se filiado ao Patriotas até 7 de abril, prazo final estabelecido pela Justiça Eleitoral. A decisão pela cassação de Cecchini foi unânime: seis votos a zero.

A campanha teria os votos depositados na Urna Eletrônica tornados nulos.

Ainda caberia recurso ao Tribunal Superior Eleitoral, mas o prazo para que Fortunati recorresse era muito pequeno. A eleição ocorre no próximo domingo, 15 de novembro.