Governo do RS deixa 13 regiões em bandeira vermelha no mapa preliminar

O governo do Estado ressaltou que os municípios e associações regionais podem apresentar, até as 6h de domingo, pedidos de reconsideração.

O Governo do Rio Grande do Sul classificou 13 regiões em bandeira vermelha no mapa preliminar da 29ª rodada do Distanciamento Controlado.

Conforme divulgou, na tarde desta sexta-feira (20), as áreas que foram avaliadas como risco epidemiológico alto de contágio para o coronavírus, são Porto Alegre, Caxias do Sul, Uruguaiana, Erechim, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Guaíba, Santa Maria e Lajeado, que se unem as regiões de Novo Hamburgo, Capão da Canoa, Canoas e Ijuí.

As áreas de Bagé, Taquara, Cachoeira do Sul, Santa Cruz do Sul, Pelotas, Santo Ângelo, Santa Rosa e Cruz Alta estão em bandeira laranja.

Aumento nos indicadores

A região de Porto Alegre retornou à classificação de alto risco devido ao agravamento de importantes indicadores.

De acordo com o governo do Estado, a Capital registrou, na última semana, um salto em termos de ocupação de leitos de UTI tanto para casos de Covid-19 (de 276 para 284), como por síndrome respiratória aguda grave (SRAG), de 295 para 312.

Com isso, houve um recuo na oferta de leitos livres para tratamento intensivo na região, que agora está com 216 unidades – na semana anterior, eram 239, indicaram os dados do governo.

Ainda segundo o governo gaúcho, Porto Alegre contabilizou avanço também no acumulado de sete dias em termos de internações em leitos clínicos: foram 269 ante 231 na semana passada.

O governo do Estado ressaltou que os municípios e associações regionais podem apresentar, até as 6h de domingo, pedidos de reconsideração.

Eles serão analisados para que as bandeiras definitivas sejam divulgadas na segunda-feira. A nova fase do Distanciamento Controlado passa a valer oficialmente na terça-feira (24).