Distanciamento Controlado: RS tem três regiões em bandeira vermelha

Outras 16 regiões gaúchas estão classificadas na cor laranja e duas na amarela

O Rio Grande do Sul voltou a ter regiões em bandeira vermelha, conforme apresentou o 27º mapa preliminar do Distanciamento Controlado, divulgado nesta sexta-feira (6) pelo Governo do Estado.

Conforme o governo gaúcho, as regiões de Cruz Alta, Ijuí e Santo Ângelo apresentaram piora nos indicadores e passaram para bandeira vermelha.

Nas regiões de Erechim e Bagé, foi percebido o contrário, e ambas ficaram em bandeira amarela neste mapa preliminar.

Em laranja, estão as regiões de Cachoeira do Sul, Canoas, Capão da Canoa, Caxias do Sul, Guaíba, Lajeado, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Palmeira das Missões, Pelotas, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, Taquara e Uruguaiana.

Regiões em bandeira vermelha

Santo Ângelo apresentou piora em outros indicadores. Com apenas dois leitos de UTI livres neste levantamento (no anterior eram oito), a região viu aumentar de 12 para 17, de uma quinta-feira para outra, o total de pacientes com Covid-19 necessitando de tratamento intensivo.

Santo Ângelo registrou também um salto no total de internações em leitos clínicos de pacientes confirmados com a doença ao longo da última semana: no acumulado são 43 registros, ante 27 da semana anterior.

Na quinta-feira (5), Santo Ângelo tinha 33 pessoas em leitos clínicos. Eram 22 na semana anterior.

Com quadro muito semelhante, Ijuí ampliou os registros de internação em leitos clínicos ao longo da semana para 33 casos, quando na soma anterior eram 24.

Na quinta, 30 pacientes confirmados com a doença seguiam internados, três a mais do que no levantamento da rodada anterior.

Houve ligeira redução de sete para seis pacientes com Covid-19 ocupando leitos de UTI, porém ao atingir seis óbitos nos últimos sete dias, a região ficou com bandeira preta nesse indicador.

A região de Cruz Alta ingressa na bandeira vermelha depois de apresentar, na quinta, um total de 28 casos de Covid internados em leitos clínicos.

No monitoramento da semana anterior, eram 22 pacientes. Especificamente na região, houve estabilização na quantidade de leitos livres de UTI, que permanecem em dez unidades, como na semana anterior.

Segundo o governo do RS, os casos de SRAG necessitando de tratamento intensivo permaneceram no patamar de 12 registros.