Diretoria da Assintecal assume com desafio de fortalecer exportações

Gerson Luis Berwanger assume a presidência da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos

Gerson Luis Berwanger assume a presidência da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), pelos próximos dois anos, na próxima segunda-feira (9). Também será nomeada a diretoria executiva, formada por 13 empreendedores que lideram algumas das maiores empresas do setor.

Internacionalização, sustentabilidade, Inspiramais, mercado nacional, design, inovação e relações institucionais seguirão como os pilares da entidade.

Antes de assumir o cargo, Gerson atuou como vice-presidente executivo da Assintecal na última gestão. Entre os planos para o futuro, está expandir o portfólio da entidade. “Não vendemos um produto para o nosso associado, vendemos projetos. E ele busca algo que possa ajudar na exportação”, observa o presidente, destacando a parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Em 2019, 390 empresas participaram do By Brasil Components, Machinery and Chemicals – programa de incentivo às exportações, realizado entre Assintecal e Apex-Brasil. Foram comercializados 180 tipos de materiais para países como China, Argentina, Colômbia, México, Paraguai, Peru, Alemanha e Índia, gerando mais de 300 milhões de dólares. “Hoje, exportamos mais para as Américas, mas pretendemos ampliar o alcance. Com o Inspiramais digital, estamos abertos para o mundo”, afirma.

No mercado nacional, a gestão foi marcada por ações relacionadas à sustentabilidade. A primeira rodada de negócios temática contou com a participação de 29 empresas de calçados e 51 fornecedores, totalizando 600 rodadas. Assintecal e Abicalçados realizaram o evento “Sustentabilidade: é hora de avançar”, primeiro encontro com a cadeia calçadista para sensibilização do tema. O prêmio Primus foi outro destaque, reconhecendo soluções inovadoras e sustentáveis.

Gerson Luis Berwanger aponta que sua gestão será marcada por uma nova fase. Segundo o executivo, a pandemia gerou o fortalecimento das relações virtuais, encurtou distâncias, reduziu custos e otimizou o tempo. Nesse novo cenário, aumentará a adoção de um modelo híbrido para reuniões, palestras e eventos, com a alternância entre presenciais e online. “Durante a pandemia, adaptamos tudo o que foi possível. Buscamos humanizar o Inspiramais. Em janeiro, teremos uma nova edição virtual e queremos melhorar a experiência, tornando o evento ainda mais atrativo”, exemplifica. A primeira edição digital do Inspiramais, em agosto de 2020, contou com a participação de 50 países, 141 expositores, 425 rodadas internacionais e 10 mil usuários.

Quem é o novo presidente da Assintecal

Gerson Luis Berwanger, 54 anos, é natural de Novo Hamburgo. Trabalha na área desde os 12 anos: começou passando cola em atelier, depois dentro de fábrica. Foi office boy, trabalhou com documentação de exportação, em companhias americanas de exportação de sapatos, em uma multinacional chilena de produtos para calçados e confecção e foi representante de empresas europeias na área de produtos para calçados. Fala inglês, italiano e espanhol. Atualmente, é presidente da Bertex Produtos para Moda, que atua há 14 anos no mercado.