De olho na Copa do Brasil, Grêmio vence fora o Fluminense pelo Brasileirão

O Grêmio venceu o Fluminense no Maracanã por 1 a 0 na noite deste domingo no início do returno do Campeonato Brasileiro. Esse é mais um resultado positivo da série que o Grêmio emplacou nos últimos jogos. Contando as duas últimas partidas da Copa do Brasil contra o Juventude, já são cinco vitórias seguidas.

Renato mandou a campo um time considerado alternativo, pensando no jogo da próxima quarta-feira contra o Cuiabá pela Copa do Brasil.

O gol do Tricolor gaúcho saiu ainda no primeiro tempo. Aos 27 minutos, quando o time carioca dominava mais as ações e já tinha 6 finalizações, ainda que a maioria sem perigo e de fora da área, o Grêmio encaixou um contra-ataque. Churín recebeu na direita e cruzou rasteiro na área para Pepê chutar para o gol. O Argentino Churín estava bem. Minutos antes havia dado uma cabeçada na trave.

Depois do gol, o Fluminense teve mais a bola, mas criava pouco. A única chance real do Tricolor das Laranjeiras veio só aos 42, em uma cabeçada de Fred, que Paulo Victor fez bela defesa.

No segundo tempo, o time carioca até teve a bola. No meio da etapa final, a posse do Fluminense já era de 61%, mas só o Grêmio finalizava. Duas substituições ilustram bem o que foi a parte final da partida.

Odair colocou Ganso, talvez para tentar dar mais criatividade ao meio e achar os espaços na bem postada defesa gaúcha. Mas Ganso errou tudo o que tentou, não só por errar as decisões, mas também por parecer estar muito displicente, desligado do jogo.

Por sua vez, Renato mandou Ferreirinha a campo, aos 22 do segundo tempo. No tempo que esteve presente no jogo, com um estilo agudo e objetivo, o jogador gremista quase marcou aos 30 e aos 36, e depois, aos 39, por pouco não deu uma assistência para Thaciano, que chutou sozinho para defesa de Muriel.

Mas nem Fluminense assustaria, nem o Grêmio ampliaria. O jogo terminaria como uma merecida vitória gaúcha.

Situação e próximas rodadas

O Grêmio se aproxima de vez da parte de cima da tabela. Agora está na 8ª colocação com 30 pontos e um jogo a menos. O próximo jogo do Tricolor Gaúcho pelo Brasileiro é contra o Ceará, sábado, na Arena, às 19h. Antes disso, o Grêmio enfrenta o Cuiabá, na Arena Pantanal, na quarta-feira, no primeiro jogo das quartas de final da Copa do Brasil. A partida é às 19h.

Ficha Técnica

Fluminense

Muriel; Igor Julião, Nino, Luccas Claro e Danilo Barcelos; Hudson (Lucca), Dodi e Michel Araújo (Ganso); Caio Paulista (Marcos Paulo), Fred (Felippe Cardoso) e Wellington Silva (Luiz Henrique)

Técnico: Odair Hellmann

Grêmio

Paulo Victor; Orejuela, David Braz, Rodrigues e Diogo Barbosa; Darlan (Paulo Miranda), Matheus Henrique e Jean Pyerre (Isaque); Luiz Fernando (Thaciano), Churín (Ferreira) e Pepê (Everton)

Técnico: Renato Portaluppi

Árbitra: Edina Alves Batista