BS Festival lança fanzine digital e mostra Haruo Kaneko

Produções mostram as mudanças das relações humana com a arte em virtude da pandemia.

O BS Festival tem a proposta de ser reconhecido por projetos inovadores e discussões que buscam tirar o público da zona de conforto. Seguindo esse propósito, o evento apresenta em sua programação duas produções inéditas: a fanzine digital Lança e a mostra TXYZ, do fotógrafo Haruo Kaneko. Tanto a revista digital quanto a exposição estarão disponíveis de forma gratuita ao público, entre os dias 24 a 27 de novembro, basta se inscrever no www.bsfestival.com.br.

A fanzine digital Lança, uma revista online, reúne o trabalho de jovens artistas autodidatas com idades em torno dos 25 anos, apresentando o universo da arte, através da fotografia, do grafite, da ilustração digital, da tatuagem, entre outros. Sobre a iniciativa, Eduardo Guspe, curador da revista, destaca que se trata de uma plataforma de apresentação de novos talentos.

“A Lança é um meio necessário de centralizar pessoas que estão fazendo acontecer em seu cotidiano, em suas cidades, apresentando sua arte que ocorre fora dos meios convencionais”. A pandemia de Covid-19 não impede que esses artistas se expressem mostrando a cultura vinda da periferia, que, segundo Guspe, “estão mais vivas e dentro da cultura mainstream do que as pessoas entendem”.

Outra novidade é a exposição TXYZ, do fotógrafo Haruo Kaneko, considerado um dos profissionais mais provocantes e controversos da atualidade, idealizador do projeto BRWax. A mostra irá retratar prints de imagens captadas pelo mundo, através de chamadas de vídeos.

O artista trabalha em cima do fato de como as novas formas de relação humana, durante o período de distanciamento, afetaram a estética fotográfica. “A exposição trata de uma possibilidade criativa de vanguarda, de usar todos esses programas que hoje existem e de todas as possibilidades de comunicação de uma forma criativa”, diz Guspe.

A obra, conforme a organização da mostra, trata de ressignificar as plataformas de vídeo chamadas e seus usos, sobretudo em um mundo impactado pela pandemia onde as pessoas se tornam cada vez mais reclusas em suas casas.