Urban Farmcy lança primeiro hambúrguer com “carne de plantas” sem ultraprocessados do Brasil

Para produzir o hambúrguer e outros alimentos à base de plantas que estarão disponíveis em grandes redes de supermercado de Porto Alegre, a empresa inaugurou um Centro de Tecnologia e Produção com capacidade instalada de 25 toneladas de alimentos por mês.

A Urban Farmcy traz ao mercado, até o final de outubro, o Farmcy Burger – primeiro hambúrguer sem ultraprocessados do Brasil, que será oferecido em supermercados da capital gaúcha e, até o final do ano, estará também em São Paulo. A nova linha de alimentos ainda contará com versões feitas de plantas de almôndegas, burger e empanados com sabor de frango, quibe, pão de queijo, bolinho com sabor de peixe, oferecidos congelados, além de maionese e ketchup.

“São alimentos e refeições que remetem a memórias afetivas em releituras saudáveis, comprometidas com o meio ambiente e muito saborosas”, garante Tobias Chanan, sócio-fundador da Urban Farmacy, que é também criador da Empório Body Store, vendida para o grupo L’Oreal.

Com a inovação a Urban Farmcy agora expande sua atuação e inaugura um Centro de Tecnologia e Produção de Alimentos, projetando a produção de 3 milhões de produtos 100% à base de plantas, para os próximos 24 meses.

Artesanal em escala

“Temos uma larga experiência em produções artesanais de alta escala. Vivemos um modelo semelhante na expansão do Empório Body Store onde o conceito das nossas linhas de cosméticos era artesanal”, garante Tobias. Segundo ele, existem diversas alternativas para produzir em escala, mantendo os aspectos e valores artesanais com custo competitivo. “Destacaria a criação de maquinário personalizado, aumento da validade, sem conservantes sintéticos e, consequentemente, maior estoque de segurança, e produção terceirizada”, afirma o empresário.

Com foco no uso de insumos de agricultura familiar para produção de alimento limpo – ou seja, produzido sem a adição de substâncias sintetizadas em laboratório para garantir a conservação, cor, sabor e aroma – a unidade de produção tem mais de 2.000 m² e está localizada no complexo do Instituto Caldeira, em Porto Alegre, um dos principais símbolos do movimento pela inovação e empreendedorismo da cidade. A capacidade de produção mensal da fábrica é de 25 toneladas de alimentos.

“O alimento a base de plantas é reconhecido como uma das alternativas mais eficazes para uma boa saúde, qualidade de vida e redução do impacto ambiental, afirma Tobias, que ainda completa: “Alimentar, curar, nutrir, proporcionar prazer e sustentar é o papel legítimo dos alimentos. O verdadeiro alimento do futuro não deve levar ultraprocessados. Ofertas que se dizem saudáveis, mas contam com esses aditivos refletem velhos conceitos embalados em novos argumentos”.

Centenas de estudos ao redor do mundo associam o consumo de ultraprocessados ao aumento de doenças crônicas; diabetes, hipertensão, obesidade, câncer. Esse tema é tão relevante que em alguns países como o Chile tais produtos são regulados a partir de severas leis para informar e proteger as pessoas a respeito dos seus efeitos nocivos.

Urban Farmcy

Há 3 anos no mercado porto-alegrense, a Urban Farmcy afirma que sua missão é “Salvar a saúde e o planeta através do alimento”, atuando em toda cadeia, do cultivo ao consumo. A estratégia é a criação de releituras de pratos conhecidos e muito apreciados pelas pessoas em versões a base de plantas com menor impacto ambiental, mais saudáveis e tão ou mais saborosos. A empresa conta ainda com uma plataforma que conta com informações para expandir conhecimento sobre alimentação.