Unicred Região dos Vales realiza doação de instrumentos musicais para projeto voltado ao autismo

Instrumentos serão utilizados por pessoas com autismo como método de inclusão social por meio da musicoterapia.

A Unicred Região dos Vales, por meio de uma doação de instrumentos musicais, que ocorreu na última segunda-feira (19), contribuiu para  o projeto Uma Sinfonia Diferente RS, que oferece musicoterapia para jovens e crianças com autismo.

A entrega da doação foi realizada na sede na cooperativa e contou com a participação do presidente da Unicred Região dos Vales, Paulo Luiz Rech, e da musicoterapeuta e coordenadora do projeto Uma Sinfonia Diferente RS, Graziela Pires. “Como o processo do Sinfonia é terapêutico, ele dura de seis a nove meses com seções de ensaio, que eram presenciais e agora estão na modalidade online. Com a doação dos instrumentos conseguiremos realizar o nosso “Musical Protagonizado Por Pessoas Com Autismo”, que neste ano será no formato online”, comentou Graziela.

Para o presidente da Unicred Região dos Vales, realizar essa doação é também uma maneira da cooperativa estar inserida cada vez mais em sua comunidade. “Impossível atuarmos em uma região e só buscarmos resultados, isso não faz qualquer sentido. Esse esforço do projeto com as pessoas autistas é muito positivo, pois são pessoas que precisam ser inseridas no meio social. Então, é com muita satisfação que fazemos essa doação que, com toda certeza, fará a diferença na vida delas e também nas nossas”, afirmou Paulo Rech.

Criado em 2015, em Brasília, pela musicoterapeuta Ana Carolina Steinkpof, o Projeto Social Uma Sinfonia Diferente recebeu a primeira edição no Rio Grande do Sul em 2019 por meio da musicoterapeuta, cantora e compositora da banda 50 Tons de Pretas, Graziela Pires, que já acompanhava o Sinfonia desde a universidade e sonhava em realizar uma edição no estado. O projeto tem como objetivo de promover um espaço terapêutico e artístico que apoie o desenvolvimento das potencialidades das pessoas com autismo num ambiente favorável. Também realiza atendimento exclusivo aos pais e responsáveis dos autistas por meio de círculos de conversa e troca de experiências conduzidas por psicólogas e especialistas.