Turismo seguro e de proximidade é a aposta na Serra Gaúcha

 Na Região Uva e Vinho a expectativa de recuperação está na alta temporada provocada pelo período do Natal, e depois com a colheita da uva

O turismo sofreu o impacto do novo coronavírus, que afetou diretamente o segmento. Na Região Uva e Vinho a expectativa de recuperação está na alta temporada provocada pelo período do Natal, e depois com a época da vindima (colheita das uva).

Os empreendedores da região estão criando novas oportunidades e se organizando para uma retomada gradual. Esse trabalho envolveu o clássico passeio de Maria Fumaça – Trem do Vinho, que depois de ficar parado por quase três meses, adaptou-se aos protocolos de segurança sanitária.

Foi necessário redesenhar completamente a operação, com redução de público, sanitização periódica, readequação nas atrações culturais e artísticas, e treinamento da equipe que opera o passeio que liga as cidade de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa.

“Com a paralisação dos passeios e sem uma previsão exata de retomada chegamos a zerar o faturamento mensal”, lembra Andréia Zucchi, diretora-executiva da Giordani Turismo e Eventos. “Não poderíamos deixar de acreditar que, mesmo sem data prevista, a retomada seria possível e que existe um trabalho consolidado ao longo de quase trinta anos de atuação”, assim a empresária motivava sua equipe. A Giordani passou a ofertar passeios com valores promocionais, ampliou o parcelamento e a possibilidade de utilização dos pacotes até dezembro de 2021.

A presença online foi fortalecida com dois novos produtos que a Giordani Turismo e Eventos possibilitou ao público: uma loja virtual de produtos exclusivos da Região Uva e Vinho, e a comercialização do streaming do Espetáculo Cultural Epopeia Italiana, com a história real de Lázaro e Rosa.

Alta temporada

A expectativa é de que a alta temporada, nos meses de novembro e dezembro, e também a época da vindima, entre janeiro e março de 2021, amplie o fluxo de turistas circulando na região.

“Vamos realizar a 10ª edição do Natal Sobre Trilhos, um dos passeios especiais que temos a bordo do nosso trem. São viagens noturnas, com atrações diferentes das habituais, onde nosso objetivo é trabalhar a memória afetiva do passageiro e para trazer o verdadeiro significado do Natal.” O Natal Sobre Trilhos acontece dias 28 de novembro, 05, 12 e 19 de dezembro.

Outro período que ano a ano vem registrando crescimento no número de visitantes, em Bento Gonçalves e cidades próximas, é o da vindima, época de colheita das uvas, que ocorre de janeiro a março.