Tempo: próximos dias terão chuva em grande parte do RS; há alerta de temporais

Campanha e Fronteira Oeste são as regiões com maior volume de chuva previsto.

Os próximos sete dias prometem chuva para a Metade Sul, mas pouco volume de precipitação no Norte do Rio Grande do Sul.

É o que informa o boletim meteorológico Seapdr (Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural) divulgado nesta quinta-feira.

Na sexta-feira (16), o tempo permanecerá seco, com grande amplitude térmica em todas as regiões. Somente no Litoral Sul o ingresso de umidade do mar poderá provocar chuvas fracas e isoladas.

No sábado (17), o deslocamento de uma área de baixa pressão vai produzir chuva na maior parte do Estado, com possibilidade de temporais isolados na Metade Sul. No domingo (18), ainda ocorrerá grande variação de nuvens, com chuvas isoladas na maioria das regiões.

Na segunda (19), o tempo seco vai predominar e o ingresso de ar quente favorecerá a elevação das temperaturas, de acordo com o boletim.

Ainda conforme a Seapdr, na terça (20) e quarta-feira (21), a propagação de uma frente fria provocará pancadas de chuva em todo o Estado.

A Seapdr ressalta que os volumes esperados são baixos e inferiores a 10 mm na maior parte do Rio Grande do Sul.

“Na Campanha e Fronteira Oeste, os valores deverão oscilar entre 10 e 30 mm na maioria das localidades, podendo alcançar 40 mm em alguns municípios”, afirma.