Semana terá tempo seco e temperaturas elevadas no RS

As máximas devem passar, com facilidade, os 30°C em várias cidades gaúchas. Chuva mais abrangente só deve chegar ao RS na sexta-feira.

A quarta semana de outubro será de sol e calor no Rio Grande do Sul. As máximas devem passar, com facilidade, dos 30°C em várias cidades gaúchas. Chuva mais abrangente só deve chegar ao RS na sexta-feira.

Nesta segunda-feira, a previsão indica tempo seco em todo o Estado. As temperaturas devem chegar aos 30°C em quase todas as regiões. No Noroeste e no Norte, porém, as máximas chegam aos 35°C.

Conforme os meteorologistas, uma massa de ar quente atua sobre o Sul do Brasil. O sistema impede o avanço de instabilidades da Argentina e Uruguai. O padrão deve se manter nos próximos dias em parte do Estado.

Apenas os municípios da fronteira com o Uruguai podem ter um “refresco”, com temperaturas mais baixas na terça-feira causadas por tempo mais fechado. Na quarta, além da Campanha e região Sul, a Costa Doce e parte do Litoral devem ter maior nebulosidade. Há pouca chance de chuva, entretanto.

Na região metropolitana, os dias de calor mais intenso serão esta segunda e a terça. Na quarta e na quinta-feira, há previsão de maior nebulosidade em Porto Alegre e municípios próximos. Não se descarta chance de pancadas de chuva isoladas, típicas de dias de calor.

Chuva

Deve chover pouco ao longo da semana no Rio Grande do Sul. As precipitações mais intensas, com até 50 milímetros de chuva acumulada até o fim da semana. Mas grande parte do RS deve ter pouca ou nenhuma chuva nos próximos quatro dias. A expectativa segue para a possibilidade de chuva a partir de sexta-feira, quando as precipitações devem ocorrer de forma mais generalizada.