Retorno de atividades presenciais nas escolas estaduais é marcado por baixa adesão de alunos

Em Porto Alegre, apenas uma escola estadual retomou as atividades em sala de aula. Dos 150 alunos, apenas doze compareceram ao ambiente escolar.

A terça-feira (20) foi de retomada das atividades presenciais nas escolas públicas estaduais. Pelo calendário divulgado pelo Governo do Estado, cerca de 300 mil estudantes do Ensino Médio e do Ensino Técnico podem voltar a frequentar os colégios. Mas a realidade foi bem diferente dos planos traçados pelo Piratini.

Pelas regras da Secretaria da Educação, as aulas devem ocorrer mediante revezamento de alunos, com a divisão da turma. É permitida a presença de no máximo 50% dos estudantes. O revezamento, conforme o Estado, pode ocorrer com os grupos se alternando diariamente ou semanalmente.

Mas, na realidade, poucos pais e responsáveis se sentiram seguros com a volta às aulas. Em Porto Alegre, apenas uma escola estadual retomou as atividades em sala de aula. Foi o Colégio Dom João Becker, no Passo D’Areia. Dos 150 alunos, apenas doze compareceram ao ambiente escolar. A situação se repetiu nas outras cidades do Estado.

Em fala ao portal do Governo, o vice-diretor disse que a escola estava “preparada” para abrigar os alunos. “Estamos 100% preparados para receber nossos estudantes. Os materiais, que foram entregues na última semana, vão nos ajudar ainda mais a dar a segurança necessária aos professores, servidores, alunos, pais e comunidade escolar”, destacou José Cláudio Cardozo.

No entanto, outras escolas não receberam os EPIs, o que fez professores e diretores a desistirem de atividades nas escolas.

Cronograma de retorno das aulas presenciais na Rede Estadual de Ensino

  • Ensino Médio e Ensino Técnico: a partir de 20 de outubro
  • Ensino Fundamental – Anos Finais: a partir de 28 de outubro
  • Ensino Fundamental – Anos Iniciais: a partir de 12 de novembro