Projeto Tinkering chega a Porto Alegre

Iniciativa promovida pela IMB e Evoluir prepara 40 educadores na cidade, ensinando a metodologia mão na massa

Aprender colocando a mão na massa: essa é a missão do projeto Tinkering, que chega a Porto Alegre para formar 40 educadores da rede pública de ensino, com o objetivo de desenvolver uma maneira mais livre, criativa e colaborativa de aprendizado com o uso de ferramentas ludopedagógicas.

A primeira etapa das atividades teve início com um encontro virtual de acolhimento tecnológico aos professores, seguido da entrega das caixas – chamadas de T-Box – aos participantes. Já nesta segunda etapa, os educadores estão aprendendo na prática como aplicar a metodologia.

O projeto é realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, patrocínio da IBM e executado pela Evoluir em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre.

As T-Box são recheadas de materiais, divididos nas categorias “eletrônicos”, “ferramental” e “estrutural” e podem ser usados para uma infinidade de experiências pedagógicas criativas.

Entre os “eletrônicos” há suportes de baterias e pilhas, LEDS e motores. Já entre as ferramentas, há alicate, chaves philips, chave de fenda, trena, entre outros. Os “estruturais” têm palitos de madeira, canudos de papel, arames, barbantes e outros acessórios.

Junto a caixa, os professores recebem manuais e tutoriais. Durante os workshops de treinamento dos educadores, os facilitadores da Evoluir apresentam na teoria e na prática os principais passos para trabalhar com o Tinkering nas escolas, tendo como material de apoio o guia Tinkering – Experiência Criativa e a plataforma Tinker Lab, que orientam o educador a encontrar caminhos para uma experiência fascinante de aprendizado.

Sobre o Tinkering

Tinkering – Arte e Tecnologia é um projeto criado pela Evoluir para levar às escolas da rede pública uma maneira mais livre, criativa e colaborativa de aprender, e, dessa forma, contribuir para o surgimento de novas mentes brilhantes e curiosas.

O programa apoia-se em uma forma de trabalho conhecida como educação mão na massa, chamada também de, como o próprio nome diz, tinkering, maker ou hands-on, e explora atividades em que o aluno é protagonista do seu aprendizado, aliando educação, arte, ciência e tecnologia.

Sobre a Evoluir

A Evoluir é uma empresa educacional com propósito social. Com mais de 20 anos de experiência no desenho e execução de projetos em educação, cultura e meio ambiente. Assessora organizações públicas e privadas nos seus investimentos sociais. Atua em todas as regiões do Brasil por meio de investimento direto, editais e leis de incentivo nos âmbitos federal, estadual e municipal.

Conta com quatro áreas de negócios – Projetos Educacionais, Formação Continuada, Eventos Educacionais e Editora Evoluir – que já beneficiaram mais de 500 mil pessoas por meio de parcerias com o poder público e iniciativa privada.