Prefeitura de Porto Alegre comunica que irá comprar vacina contra Covid-19

Segundo a prefeitura, os recursos estão garantidos no Fundo Municipal de Combate ao Coronavírus.

A Prefeitura de Porto Alegre anunciou em live pelas redes sociais, na tarde desta quarta-feira (21) que irá comprar a primeira vacina com eficácia comprovada contra a Covid-19. “E imunizar toda a população, caso o governo federal não disponibilize as doses”, disse.

Segundo a prefeitura, os recursos estão garantidos no Fundo Municipal de Combate ao Coronavírus, que conta com R$ 150 milhões. A lei complementar 887, que criou o fundo, foi sancionada em agosto pelo Executivo.

“A expectativa do Município é que o governo federal adquira e distribua as doses por meio do Programa Nacional de Imunizações, de acordo com critérios técnicos. No entanto, caso a União não siga por este caminho, a prefeitura buscará vacinas certificadas e validadas para atender toda a população, prioritariamente os grupos de risco”, ressaltou em nota.

Campo de testes

A previsão é que a produção da vacina em solo brasileiro comece no primeiro semestre de 2021. Segundo acordo entre o Instituto Butantan e a farmacêutica Sinovac Life Science, do grupo chinês Sinovac Biotech, será produzida e testada a CoronaVac, já em fase final de ensaios clínicos.

Porto Alegre é campo de testes para a vacina do Butantan no Hospital São Lucas da PUC. Mais de mil voluntários foram recrutados, sendo a Capital o segundo maior polo de testes do país.

Além da CoronaVac, também está em fase de testes em Porto Alegre, no Hospital de Clínicas, a vacina desenvolvida na FioCruz em parceria com a Universidade de Oxford e a empresa biofarmacêutica AztraZeneca.

O Grupo Hospitalar Conceição e o Clínicas também serão campo de testes da Janssen. Atualmente, são quatro vacinas sendo testadas no país.