Prefeitura de Gramado confirma aumento de casos e exige cuidados contra coronavírus

A elevada ocorrência de casos positivos  está impactando no Hospital Arcanjo São Miguel.

Pela quinta semana consecutiva Gramado mantém uma média semanal superior a 100 novos casos positivos de covid-19. Até sexta-feira (9), foram 1.381 casos registrados desde a 24ª semana do ano (8 a 14 de junho), quando a cidade teve os primeiros três casos da doença.

“Desde então o número de ocorrências tem crescido, mas a média registrada nas últimas cinco semanas tem se mantido num patamar que exige alerta e cuidados redobrados. Esses números demonstram que a doença continua em aceleração na nossa região, principalmente em Gramado”, diz a prefeitura.

“Isso requer que as pessoas aumentem os cuidados de proteção. Estes dados indicam que o contágio pode estar acontecendo em ambientes domiciliares, como reuniões, jantares, almoços, churrascos, festas e confraternizações”, comenta o diretor administrativo do Hospital São Miguel, Márcio Slaviero.

Impacto nas hospitalizações

A elevada ocorrência de casos positivos  está impactando no Hospital Arcanjo São Miguel. Segundo a Prefeitura de Gramado, nos últimos dias, o hospital vem tendo um número maior de internações e atendimentos por covid-19.

“As UTIs sempre estão com ocupação superior a 80% e as enfermarias também estão com a maior parte dos leitos preenchidos”, afirmou a prefeitura.

Outro indicador é o número de atendimentos na Tenda Covid, no Posto de Saúde central: desde maio já foram realizados 5.043 atendimentos, sendo 332 somente nos primeiros seis dias de outubro.

Com 1.381 contaminados e 25 óbitos locais até o dia 8 de outubro, Gramado tem 1,81% de óbito por contaminados.