Porto de Rio Grande embarca 13 mil terneiros para Turquia

Conforme o superintendente dos Portos do Rio Grande do Sul, Fernando Estima, essa operação movimentou em torno de R$ 36 milhões.

Treze mil terneiros vivos embarcaram no navio Maysora, de origem panamenha, no Superporto de Rio Grande com destino à Turquia, no Oriente Médio, nesta sexta-feira (23).

A operação, que teve a fiscalização da Seapdr (Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural) e do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), durou quatro dias.

De acordo com a Seapdr, os animais são machos, inteiros (não castrados). Eles têm idades entre zero e 12 meses e pesam até 250 quilos cada um. Segundo a supervisora regional de Pelotas da Seapdr, Liége Furtado de Araújo, a viagem leva cerca de 20 dias. “E o embarque foi feito aos poucos, respeitando os preceitos de bem-estar animal.”

Liége explicou que os terneiros são oriundos de diversos municípios da Fronteira Oeste e do Sul do Rio Grande do Sul, como Alegrete, Uruguaiana, Santana do Livramento, Bagé, Dom Pedrito, entre outros.

“Eles foram quarentenados em Estabelecimentos Pré-Embarque de Pelotas e Rio Grande, onde receberam tratamentos e vacinas, além de passarem por exames – protocolos exigidos pela Turquia. E a logística para levá-los até o porto envolveu 90 caminhões”, contou.

“O Mapa vistoria o navio e libera ou não o embarque. Avalia o bem-estar na embarcação. Ao todo, trabalham cerca de 70 pessoas na operação, contando com os funcionários das propriedades”, completou.

Conforme o superintendente dos Portos do Rio Grande do Sul, Fernando Estima, essa operação movimentou em torno de R$ 36 milhões.

Ele afirmou que o Rio Grande do Sul é o terceiro exportador de boi vivo do Brasil, atrás apenas de São Paulo e Pará.