Ouça no Meio-Dia: o tremor de terra em Bagé e mais notícias da manhã

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

O último mês foi o setembro mais quente da história. É o que afirma o Serviço Copernicus de Mudanças Climáticas. A média da temperatura global foi 0,05 grau Celsius maior em relação ao recorde anterior, registrado em setembro de 2019. O órgão também aponta que este ano pode ser o mais quente da história, superando 2016.

Após um dia de trégua, o tempo volta a ficar instável no Rio Grande do Sul nesta quarta-feira. Segundo a previsão, deve chover fraco. Mas são esperadas descargas elétricas e rajadas de vento, a partir da tarde. As temperaturas seguem altas. Máxima de 32 graus em Erechim.

Cinco homens foram condenados pela morte do policial militar Thales Ferreira Floriano, de 31 anos, e por 11 tentativas de homicídio contra brigadianos. A sentença foi anunciada na madrugada de hoje, em Tramandaí, no Litoral Norte. As penas variam de 84 a 102 anos de prisão em regime fechado. Os crimes foram praticados em agosto de 2016, em Cidreira.

Uma quadra de futebol localizada no bairro Partenon, em Porto Alegre, foi interditada na madrugada desta quarta-feira, porque o dono promovia uma aglomeração de cerca de 15 pessoas. Quando a Guarda Municipal anunciou que o local deveria ser fechado, o proprietário se negou a obedecer, xingando os agentes da prefeitura. Ele acabou sendo encaminhado à delegacia, onde foi autuado por desacato. Ele responderá em liberdade.

Moradores da cidade Bagé, na região da Campanha, foram surpreendidos por um tremor de terra após ouvirem um barulho de explosão nesta terça-feira. Segundo a Defesa Civil do município, o incidente foi registrado em mais de 10 bairros. A suspeita é de que explosivos tenham sido utilizados em uma obra clandestina próxima ao morro da TV. Não há registro de feridos ou desabamentos.