Ouça no Meio-Dia: o risco de estiagem no Rio Grande do Sul nos próximos meses

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

O governador Eduardo Leite e o Secretário da Educação do Estado, Faisal Karam, vão apresentar, em transmissão pela internet, o cronograma e os protocolos para a retomada das aulas na rede pública estadual. O anúncio será feito a partir das duas horas da tarde, no canal do Governo no Youtube e na página do Facebook. As aulas presenciais podem ocorrer em regiões com bandeira laranja por duas semanas. E o retorno das atividades do Ensino Médio estão marcadas para a próxima terça-feira, dia 20.

Cinco homens morreram em um confronto com a Briga Militar na madrugada desta quarta-feira em Caxias do Sul, na Serra Gaúcha. O grupo saiu do município de Farroupilha com o objetivo de matar rivais de outras facções criminosas em um ponto de venda de drogas no bairro Pioneiro. Houve confronto com a Brigada Militar, que sabia da possibilidade de um ataque na região.

As mulheres estão com mais medo do desemprego que os homens no Brasil. É o que aponta a Confederação Nacional da Indústria, em um estudo trimestral divulgado hoje. O indicador mostrou que 62 por cento do público feminino teme ficar sem emprego, contra 47 por cento no caso dos homens. O temor é grande também entre os jovens, nas faixas dos 16 aos 24 anos e também dos 25 aos 34 anos. Em ambas as idades, o índice oscilou em torno de 57 por cento.

O fenômeno La Niña traz risco de estiagem para todo o Rio Grande do Sul nesta primavera até o fim do verão. O restante do mês de outubro deve ter uma redução no volume de chuva e um aumento das temperaturas durante do dia. A situação deve ter seu auge em novembro, com noites frias e dias ainda mais quentes, traço característico do clima seco. O tempo deve se normalizar a partir de dezembro.

Após uma manhã de sol, o tempo muda em algumas regiões do Rio Grande do Sul a partir da tarde de hoje. Um sistema de baixa pressão atmosférica vai provocar a formação de nuvens carregadas em parte do território gaúcho. Existe a possibilidade de chuva nas regiões Central, Norte e Noroeste. As temperaturas seguem amenas. Máxima de 22 graus em Porto Alegre.