OSPA Live destaca suítes de Nepomuceno e Holst com orquestra de câmara

Apresentação, que também contempla o compositor inglês Edward Elgar, presta uma homenagem aos 100 anos da morte do nacionalista Alberto Nepomuceno.

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) prepara uma apresentação especial, com formação reduzida, pela 27ª edição do OSPA Live. No próximo sábado (31), às 17h, a Orquestra de Câmara da OSPA sobe ao palco com Serenade, de Edward Elgar (1858-1934), St. Paul’s Suite, de Gustav Holst (1874-1934), e Suíte Antiga, do nacionalista Alberto Nepomuceno (1864-1920), que completa 100 anos de morte em outubro. O concerto tem regência e direção artística do maestro Evandro Matté e é transmitido ao vivo, pelo canal do YouTube da Orquestra, diretamente da Casa da OSPA.

Sobre o Repertório

Finalizada em março de 1892, a Serenata de Edward Elgar foi estreada parcialmente num concerto particular para a União Musical de Worcester, da Inglaterra. A obra é disposta em formação para uma orquestra de cordas e teve sua primeira audição completa realizada apenas alguns anos depois.

Elaborada enquanto diretor musical da St. Paul’s Girls’ School, a suíte de Holst foi a primeira obra escrita na instituição de ensino, onde ocupou o cargo por cerca de três décadas. A peça, além de homenagear o local, inspira-se no folclore inglês, cujas referências se observam no nome dos movimentos.

Alberto Nepomuceno, que completa 100 anos de morte em outubro de 2020, revela uma influência intertextual direta no trabalho de Edvard Grieg para a composição de sua suíte. Numa viagem, o compositor brasileiro hospedou-se na casa do nacionalista norueguês, que reforçou o paradigma do idioma como modelo para a construção de seu repertório.

Sobre o OSPA Live

Projeto online da OSPA, busca conciliar isolamento social com cultura durante a pandemia do novo coronavírus. Aos sábados, às 17h, músicos da orquestra e/ou convidados realizam apresentações, em grupos reduzidos, diretamente da Sala Sinfônica, na Casa da OSPA. As exibições são transmitidas ao vivo, através do canal do YouTube da Orquestra, sem a presença física do público. Com direção artística de Evandro Matté, os eventos seguem criteriosamente todas as medidas de prevenção contra a Covid-19 adotadas pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Sobre a OSPA

A OSPA é uma das fundações vinculadas à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac). Os concertos da Temporada 2020 são patrocinados, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, por Banrisul, Alibem e Fraport Brasil. Os apoiadores da Temporada Artística são Sulgás e Sheraton Porto Alegre Hotel. A realização é da Fundação OSPA e Fundação Cultural Pablo Komlós.

OSPA LIVE

Quando: 31 de outubro de 2020, às 17h
Onde: Ao vivo, pelo canal do YouTube da OSPA

Programa

Elgar, Edward (1857-1934)
Serenade for strings in E minor, Op. 20
I. Allegro piacevole
II. Larghetto
III. Allegretto

Holst, Gustav (1874-1934)
St Paul’s Suite in C Major, Op. 29, No. 2
I. Jig: Vivace
II. Ostinato: Presto
III. Intermezzo: Andante con moto
IV. Finale (The Dargason): Allegro

Nepomuceno, Alberto (1864-1920)
Suíte Antiga, Op. 11
I. Prelude
II. Menuet
III. Air
IV. Rigaudon

Apresentação

Orquestra de Câmara da OSPA
Evandro Matté (maestro e diretor artístico)